A Locaweb anunciou a aquisição de 100% das cotas de participação do Melhor Envio, eleita a melhor logística em e-commerce de 2020 do Brasil, segundo a ABComm. Esse é o quinto movimento de M&A depois do IPO e, junto com a recente aquisição do Ideris, reforça a estratégia da companhia no segmento de e-commerce.
A Locaweb adquire 100% do Melhor Envio por R$ 83 milhões numa transação que envolve os fundadores que permanecerão na Companhia (Bruno Centurião, Éder Medeiros e Maurício Mesquita), o fundador Jean Quadro, já fora da operação desde 2018, o fundo Bossa Nova e o Hub de Inovação Ace, que já investiram na startup. Os empreendedores ainda poderão ter direito a receber earnout, que está vinculado ao atingimento de metas estipuladas pelo grupo.
Seguindo o modelo de atuação da companhia em outras aquisições, os sócios-fundadores permanecerão na operação e manterão o time de colaboradores. Também juntarão forças com todas as demais unidades de negócios que oferecem soluções para e-commerce da Locaweb.
História do Melhor Envio
Fundado em 2015 na cidade de Pelotas, o Melhor Envio oferece uma plataforma de logística que conecta pequenos e médios vendedores às principais transportadoras e empresas de logísticas do Brasil sem a necessidade de negociar contratos individuais, otimizando assim a gestão da sua logística.
Pelo sistema do Melhor Envio, é possível cotar fretes simultaneamente em diversas transportadoras, contratar online o serviço de envio e rastreá-lo de forma inteligente, acompanhando a movimentação do pacote até a chegada ao destinatário. Sem mensalidades ou limite mínimo de envios, os lojistas têm acesso a preços diferenciados e extremamente competitivos, segundo a empresa, e pagam apenas pelos envios realizados utilizando a plataforma.
Perspectivas com a nova aquisição
Com essa transação, a Locaweb reforça sua atuação no segmento de logística, e segue se consolidando como a melhor opção para digitalizar o varejista brasileiro. “Estamos animados com mais essa importante aquisição que realizamos e reforçamos o nosso compromisso em ter todas as soluções que as empresas necessitam para se digitalizarem. Além de ser um segmento com potencial de grande expansão, é algo que vai deixar o nosso portfólio de soluções para e-commerce ainda mais robusto ampliando a capacidade de nossos lojistas venderem mais”, afirma Fernando Cirne, CEO da Locaweb.
“Começamos o ano preparados para crescer muito e sabíamos que havia grande oportunidade nesse segmento de comércio eletrônico. A logística é um elo extremamente importante no ciclo de compras e estávamos avaliando algumas empresas desse segmento há bastante tempo. Depois de muitas conversas com os empreendedores e de conhecermos em detalhes a solução, tivemos a certeza que o Melhor Envio era a melhor opção para a Locaweb”, completa Cirne.
Assim como a Locaweb, o Melhor Envio também vem apresentando forte crescimento. A receita líquida, que em 2019 foi de R$8 milhões, será superior a R$ 30 milhões esse ano. Ainda em 2020, atingirão 7 milhões de envios pagos e quase 100 mil clientes ativos na base.
“Sabemos que a logística é de extrema importância para o e-commerce e o Melhor Envio vem se destacando como a melhor plataforma de logística para PME’s, ganhando diversos prêmios e trazendo inovações para o setor. Alinhado com a nossa estratégia de ter o mais completo ecossistema de e-commerce e de oferecer serviços para todo o mercado, independente da plataforma tecnológica, escolhemos o Melhor Envio como empresa para assumir nossa atuação em logística e de forma agnóstica ajudar todo o e-commerce brasileiro”, afirma Willians Marques, diretor-geral da Locaweb Commerce e responsável por todas as unidades de soluções para comércio eletrônico da Locaweb.
“Criamos uma plataforma completa e conseguimos crescer muito nos últimos anos, mas chegamos em um estágio que para dar os próximos passos precisaríamos de uma estrutura mais robusta nos apoiando. A Locaweb nos procurou no melhor momento e tivemos bastante conforto que essa união será positiva para os dois lados, pois nos dará suporte para crescer, mantendo a autonomia e os talentos que nos trouxeram até aqui e gerará bons resultados para o grupo”, afirma Éder Medeiros, cofundador e CEO do Melhor Envio.
Outras aquisições
Em setembro, a Locaweb anunciou a aquisição da Social Miner, empresa que oferece tecnologia e soluções para e-commerces e varejistas aumentarem as vendas, conversões e diminuírem o custo de aquisição de clientes, usando Big Data e Inteligência Artificial. O valor divulgado foi de R$ 22,2 milhões.
Uma semana depois, foi a vez da Etus, empresa que oferece solução para gestão e marketing digital em redes sociais do mercado, por R$ 18,95 milhões. A plataforma ajuda empresas a fazerem essa gestão completa em um único ambiente, com o intuito de simplificar esse processo.