A Locaweb anunciou mais uma importante aquisição. Desta vez, a aposta da companhia é na Octadesk. Com uma base de mais de 2.500 clientes, a plataforma de gestão de conversas, ajuda as empresas no processo de geração de leads, vendas e atendimento, conectando empresas a consumidores em todos os canais digitais, em tempo real. O valor da aquisição foi R$ 102 milhões.
Fundada em 2015 na cidade de São Paulo, o Octadesk é uma plataforma SaaS (Software como Serviço) voltada para pequenas e médias empresas se relacionarem melhor com seus clientes em todas as etapas de sua jornada (marketing, vendas e atendimento), em tempo real e em múltiplos canais como WhatsApp, Instagram, chat, e-mail, entre outros, organizando suas interações em um único lugar.
Propiciando automação e escala por meio de chatbots próprios, assistentes virtuais pré-programados e tecnologia embarcada em Inteligência Artificial, a plataforma possui capacidade de tornar as conversas humanizadas, melhorando a experiência nas relações com os clientes. Graças a essa proximidade gerada e ao atendimento que é prestado no momento oportuno e no melhor canal, os resultados não poderiam ser diferentes de: melhor experiência entre as partes, aumento de vendas, maior engajamento com o público, qualidade e satisfação.
A mudança do comportamento do consumidor impõe uma série de mudanças nas dinâmicas de mercado. Como consumidores, todos nós esperamos resoluções muito mais rápidas e simples, preferencialmente nos canais digitais, que são nativos para todos. Atritos que podem ser gerados entre empresas e consumidores, como por exemplo, dúvidas sobre produtos, requisição de segunda via de boleto, contato com o time de vendas que em muitos casos dependem de interação humana e pode demorar dias, com a Octadesk vira uma solicitação automática que é resolvida em segundos. Soluções desse tipo que até pouco tempo eram a realidade somente para grandes empresas, hoje com a Octadesk são acessíveis também para pequenas e médias.
“O Social Commerce e Conversational Commerce já estão presentes no processo de decisão de compras on-line de aproximadamente 65% das pessoas ao redor do mundo. Somada às iniciativas já existentes de Social Commerce da companhia, o Octadesk trará uma amplitude de soluções para o nosso ecossistema de e-commerce sem precedentes no Brasil.” Afirma Fernando Cirne, CEO da Locaweb.
Conversational Commerce é extremamente importante no processo de vendas, atendimento e suporte. Muitas companhias estão adotando essa estratégia para criarem oportunidades e servirem os clientes em múltiplos canais, possibilitando escalar o negócio com o uso de inteligência artificial, mensagens automáticas, entre outras, 24 horas por dia, durante o ano todo.
“Estamos muito animados com as oportunidades que se abrem com a chegada da Octadesk. Poderemos oferecer a plataforma para toda a base de clientes da Locaweb, pois ela se encaixa bem tanto para os clientes de Commerce, quanto com os demais segmentos de serviços, indústria, varejo e outros.” afirma Higor Franco, Diretor Geral de BeOnline e SaaS da Locaweb.
Temas atuais como Conversational Commerce e Social Commerce, por muitas vezes se confundem, porém, são extremamente complementares. Enquanto o Social Commerce é utilizado para que as empresas consigam utilizar a força das redes sociais para exporem os seus produtos e serviços e gerarem negócios, o Conversational Commerce pode melhorar e automatizar esse processo, ampliando as possibilidades para outros canais e gerando uma proximidade maior entre empresas e clientes.
“Fazer parte do grupo Locaweb está totalmente alinhado ao nosso propósito como protagonistas no Conversational Commerce. Entramos para um ecossistema completo que permeia toda a jornada digital, trazendo muita sinergia com nossa plataforma e nosso time. Acreditamos que a oportunidade de trabalhar em parceria com essas mentes vai ajudar a construir o futuro da Octadesk e potencializar os resultados do grupo”, afirma Rodrigo Ricco, fundador e CEO do Octadesk.
Assim como a Locaweb, a Octadesk vem apresentando forte crescimento em 2021. Por dia, a plataforma gerencia mais de 3 milhões de conversas entre empresas e consumidores e possui receita anual recorrente (ARR) de R$ 25 milhões, o que representa um crescimento de aproximadamente 100% YoY.
Seguindo o modelo de atuação da Companhia em outros processos de M&A, a Locaweb adquire 100% do Octadesk por aproximadamente R$ 102 milhões. Os sócios Rodrigo Ricco e Leandro Ueda permanecerão na operação e manterão o time de colaboradores. Também juntarão forças os times das demais unidades de negócios da Locaweb.
Uma das pioneiras em soluções Business to Business (B2B) para transformação digital de negócios no Brasil, a Locaweb nasceu para ajudar empreendedores e negócios a desenvolverem sua presença online e prosperarem na web. Ao longo dos últimos anos, a empresa realizou importantes aquisições, fortalecendo a atuação em diversos mercados como o de e-commerce, redes sociais, recorrência, marketing cloud, hospedagem, cloud computing, pagamentos e aplicativos mobile. A Locaweb possui cerca de 2 mil funcionários, quase 400 mil clientes e 20 mil desenvolvedores e agências parceiras. Com 23 anos de atuação, a empresa segue crescendo e inovando por meio de desenvolvimento e aprimoramento interno de produtos, bem como de aquisições.
Foto em destaque: Rodrigo Ricco, CEO e cofundador da Octadesk.