Com o processo de contratação cada vez mais virtual, o LinkedIn está testando um novo recurso que ajuda os profissionais de RH e recrutadores a encontrarem e contratarem candidatos mais qualificados rapidamente. Com o “apresentação em vídeo” do LinkedIn, que está em teste globalmente, é possível avaliar a comunicação e as habilidades sociais de um candidato antes da primeira entrevista.
Quando os profissionais de talento começarem a receber candidaturas para uma vaga, eles podem convidar os candidatos mais qualificados para responder a duas perguntas de uma lista de opções, como “Fale-me sobre você?”, “Qual é o seu ponto forte?” e “Descreva seu projeto mais desafiador?”. Os candidatos podem optar por enviar respostas por meio de uma rápida gravação de vídeo ou por escrito.
O relatório Global Talent Trends do LinkedIn de 2019 destaca que, para a grande maioria dos recrutadores, as soft skills (habilidades comportamentais) são tão ou mais importantes que as habilidades técnicas na contratação de talentos, mas são muito difíceis de avaliar. A Inteligência Emocional é uma das principais soft skills a serem demandadas pelas empresas em 2020.
O LinkedIn também lançou outro novo recurso em suas ferramentas de preparação de entrevistas, que permite aos candidatos obter feedback instantâneo da Inteligência Artificial em suas entrevistas práticas. Os usuários da plataforma podem gravar suas entrevistas práticas em particular e responder às perguntas mais comuns.
Os candidatos receberão feedback instantâneo para ajudar a refinar o ritmo, reduzir as palavras de preenchimento e tomar nota das frases sensíveis a serem evitadas.
A rede social utilizou a tecnologia desenvolvida pela Microsoft para o Presenter Coach, que usa algoritmos de aprendizado de máquina de reconhecimento de fala e processamento de linguagem natural (PNL) para analisar padrões de fala e o conteúdo das recomendações de fala para superfície que podem ser úteis para quem procura emprego.
Atualmente, esse recurso está disponível para usuários com perfil em inglês.