Criar e aprimorar mecanismos de microencapsulação e vetorização de insumos ativos. A ideia é ousada e nanoscópica, e pode até parecer abstrata, mas a Nanovetores a tornou real — e rentável. Após um investimento de sucesso iniciado em 2012, o Fundo Criatec — por meio das gestoras KPTL e Antera — anuncia agora a venda de sua participação na companhia. Aproximadamente 48% da Nanovetores foram vendidos para a multinacional suíça Givaudan, trazendo uma taxa de retorno de cerca de 14 vezes em quase 10 anos. Os valores da compra da participação não foram divulgados.
Fundada em 2009 pela Dra. Betina Giehl Zanetti Ramos e Ricardo Henrique Ramos, a companhia tem como principal plataforma tecnológica a microencapsulação de ingredientes ativos usados em cosméticos. Contudo, há grande potencial para aplicação em outras indústrias, como alimentícia e farmacêutica. A tecnologia de encapsulação da Nanovetores possui gatilhos específicos de liberação, ou seja, o ativo encapsulado só é liberado quando um dos gatilhos é disparado, como temperatura, pH, fricção, contato com enzimas ou água, fazendo com que a liberação ocorra no alvo e momento adequado, incrementando a eficácia dos produtos cosméticos.
Paulo Tomazela, sócio-fundador da KPTL conta que entre as 36 empresas investidas pelo Fundo Criatec, a Nanovetores, quando foi investida, era uma das que estavam em estágio mais inicial em termos de faturamento. “Nosso aporte serviu para testar a tecnologia no mercado, o que foi conseguido com sucesso, pois a companhia cresceu forte nos últimos anos. Agora com a chegada da Givaudan, multinacional com canais de distribuição fortes e um centro de tecnologia muito avançado, esperamos que esse potencial todo da Nanovetores seja ampliado”, afirmou Tomazela.
Esta é a segunda saída da KPTL em 2021. Em novembro foi a vez da Imeve, empresa pioneira na produção de probióticos para todos os tipos de rebanhos, do gado ao peixe, vendida por um valor 6,5 vezes maior do que o investido em 2011. Além do dispositivo de “gatilho”, outro diferencial é que as cápsulas da Nanovetores são biocompatíveis e biodegradáveis compostas por ingredientes naturais em meio a uma base aquosa, diferente dos concorrentes, que usam solventes orgânicos. Além de ser mais eco-friendly, é mais segura e multifuncional, o que amplia as aplicações no mercado.
“Em 2012, quando captamos o investimento com o Criatec, sabíamos que estávamos abrindo mão de uma trajetória solo para dividir nosso sonho e concentrar nossos esforços em prol do crescimento da Nanovetores, que embora pequena já nasceu global, cheia de propósito e potencial. E de fato, traçamos com o Criatec uma linda trajetória, com confiança e respeito crescemos e hoje nossos produtos estão nos 5 continentes, nos 46 países para os quais exportamos”, recorda Betina.
Betina é formada em farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização, mestrado e doutorado pela mesma universidade e também pela Université de Bordeaux, na França. Fundou a empresa junto com seu marido, Ricardo Henrique Ramos, administrador de empresas graduado na ESAG-Udesc (Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina) e atual CEO da empresa.
A Givaudan é uma fabricante suíça de sabores, fragrâncias e ingredientes cosméticos. Desde 2008 é a maior empresa do mundo nestes mercados. A companhia está segmentada em duas divisões que a partir de 2020 passaram a se chamar de Sabor e Bem Estar e Fragrâncias & Beleza.
A Givaudan é líder global na criação de sabores, fragrâncias e ingredientes cosméticos, com sua herança que remonta a mais de 250 anos, a empresa tem uma longa história de inovação de sabores e aromas. A empresa está segmentada em duas divisões denominadas Taste & Wellbeing e Fragrance & Beauty.
Segundo Betina Ramos o momento marca um recomeço. “O findar desta etapa pela qual somos gratos ao Criatec, Antera e KPTL, significa um recomeço de muito entusiasmo e otimismo. Ter a Givaudan como sócia na Nanovetores vai nos impulsionar de forma grandiosa. Estamos felizes com o potencial que esta nova parceria representa, vamos voar ainda mais alto. O céu é o limite. Assim defino esta nova etapa na história da Nanovetores”, conclui.
*Foto em destaque: Ricardo e Betina Ramos, cofundadores da Nanovetores.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.