Focada em investimentos B2B Tech, a gestora de private equity Oria Capital anunciou um aporte de R$ 40 milhões na PRTech Knewin, especializada em soluções para relações públicas e marketing. O negócio é o terceiro realizado pelo Fundo Oria Tech III, cujo portfólio deve ser composto por 6 a 8 empresas de tecnologia enterprise, e representa o primeiro investimento do fundo na tese de PRTech.
Com mais de R$ 1 bilhão de ativos sob gestão (AUM), a Oria possui um plano de atuação na criação de valor para a Knewin em linha com os projetos do portfólio do fundo como um todo. O plano inclui uma transição de mentalidade de Early Stage para Growth – que envolve implementação e melhoria de práticas de Governança (ESG), bem como processos relativos à jornada de clientes, estratégia de expansão orgânica e via aquisições, entre outras frentes.
“Em um cenário de acesso restrito às fontes de mídia locais e tradicionais e dificuldades de se replicar as tecnologias de monitoramento para outros idiomas, os competidores internacionais não conseguem penetrar significativamente na indústria local de relações públicas. Por isso, apostamos muito no crescimento e expansão da Knewin neste setor”, avalia Jorge Steffens, sócio-fundador da Oria Capital.
“A Knewin é um player único, com uma plataforma de tecnologia ímpar em uma indústria de relações públicas altamente fragmentada e de mão-de-obra intensiva, sem um líder regional claro. O setor está maduro para a consolidação na América Latina”, complementa Steffens.
O investimento será majoritariamente destinado para aquisições, além de recursos destinados para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), novas soluções e incremento do uso de inteligência artificial no portfólio.
“O setor de PRTech no Brasil e na América Latina está em desenvolvimento, quando comparado com os mercados europeu ou dos Estados Unidos, por exemplo. A Knewin tem foco em acelerar este crescimento para apoiar as empresas com as melhores soluções de tecnologia para marketing e comunicação”, afirma Lucas Nazário, CEO da Knewin.
A Oria terá presença e relevância na tomada de decisão pelo Conselho de Administração – por meio de um membro representando a Oria e outro membro independente, indicado pela Oria. “A entrada da Oria sustentará o próximo ciclo de crescimento da Knewin, garantindo novas aquisições para consolidação do setor de PRTech da América Latina, implementação de um vasto roadmap de soluções baseadas em inteligência artificial e fortalecimento da nossa liderança de mercado”, complementa o CEO da Knewin.
Com quase 10 anos de atuação, a Knewin oferece um portfólio completo de soluções de business intelligence e data analytics. Somente na frente de imprensa, monitora mais de 1 milhão de veículos. Além disso, também tem foco em monitoramento de redes sociais e análise de concorrência e de reputação de marca.