Especializada na análise de dados de marketing, vendas e CX, a startup brasileira Keep.i acaba de levantar uma rodada de investimentos de cerca de R$ 5 milhões. O aporte foi realizado pela empresa de big data Boxnet. Com a injeção de recursos, o principal objetivo do negócio é ampliar a capilaridade de atuação e potencializar o portfólio com novos produtos focados em ciência de dados e análise preditiva.
Apostando em solução híbrida que une tecnologia proprietária e especialistas em visualização de dados, o movimento também reforça a sinergia entre a startup e seus novos investidores. A Keep.I passa a apoiar a Boxnet com sua plataforma de visualização de dados e, por outro lado, a Boxnet unirá forças para o desenvolvimento e a construção de novos produtos e soluções da Keep.i para o mercado.
O próximo passo da estratégia conjunta é o lançamento de uma nova versão da plataforma em abril. Além de melhorias no tratamento, análise e visualização dos dados, Keep.i e Boxnet passam a trabalhar juntos para aprimorar seus sistemas de recomendações por meio de inteligência artificial. Na prática, com base no benchmark em tempo real da base de dashboards por segmento, objetivos de cada ação mensurada e os principais KPIs analisados pelos clientes, a ferramenta vai compreender cada vez mais os picos e otimizações realizadas pelas marcas para determinar os padrões de crescimento e recomendar os melhores caminhos para cada ação.
Atualmente, a Keep.I monitora 920 marcas espalhadas em mais de 3,5 mil dashboards. O sistema monitora dados de plataformas de web analytics, app analytics, media performance, social media pages, SEO intelligence, social listening, competitive intelligence, pr analytics, CRM analytics, e-mail marketing e customer communication.
De acordo com Roberto Matos, fundador e CEO da Keep.i, a empresa trabalha como um “BI as a Service”, se posicionando como o departamento de business intelligence de quem tem dados estruturados com potencial para mitigar alguns problemas recorrentes do mercado. “A escassez de profissionais qualificados e a dificuldade de atrair e reter talentos são desafios para os gestores de projetos dados. Mais de 72% dos profissionais de dados têm menos de três anos de experiência. Queremos simplificar esse processo com uma solução low touch, que viabilize uma adoção mais rápida e prática ao mercado”, explica.
Análise de dados
Nos últimos anos, as fontes de informações se multiplicaram e também geraram mais dados para diversas áreas. “Nas empresas é muito comum encontrar visões isoladas ou que estão espalhadas em diversas ferramentas. Esse fator exige das equipes diversas horas para consolidar os dados. Em alguns momentos, a tomada de decisão precisa ser muito mais rápida, seja para PR analytics, customer experience ou marketing”, afirma Enrico Manso, CEO da Boxnet.
Além de todas essas questões, um estudo encomendado pela Dell para a consultoria Forrester, em 2021, mostra que a otimização de dados ainda representa um enorme desafio para as empresas. Segundo o levantamento, que entrevistou 4.036 executivos responsáveis por estratégias e investimentos em dados de 45 países, 76% das empresas no Brasil estão coletando dados em uma velocidade maior que a sua capacidade de analisar e usar essas informações. Em outras palavras, isso significa que menos de um terço das empresas ouvidas consegue de fato transformar os dados que possuem em insights.
* Foto em destaque: Ítalo Castilho (CTO), Renato Rabelo (Cofounder e head de produto) e Roberto Matos (fundador e CEO da Keep.i)