Trazendo mais qualidade aos processos de logística, a Cargon é uma operadora digital, a empresa fica responsável por trazer dados e uma melhor organização de cadeia. Com uma plataforma digital, seus clientes recebem informações atualizadas sobre os processos e como podem ser melhorados. A startup trabalha com processos segmentados para tratar diferentes demandas exigidas ao longo da rotina de empresas do ramo logístico, como coordenação de carga, estoque e até cuidado com sustentabilidade e emissão de carbono.
Problema
Como aposta principal da startup, a junção da tecnologia em processos logísticos traz novas ferramentas de organização e coordenação de estoque e outros processos, comentam que é um meio com baixo uso da tecnologia, e que esse é um erro. A Cargon traz a possibilidade para seus clientes não se preocuparem com questões logísticas e dar mais atenção ao core business das empresas.
Solução
A startup divide sua plataforma em 6 processos diferentes, cada um focado em solucionar uma dor específica da cadeia logística. A Cargon não apenas separa as propostas mas explica como cada uma se aplica no mercado, além de poder adaptar cada processo para cada cliente, se encaixando para o mercado. Esse processo de automação agiliza a interação entre a indústria e como seus produtos chegam até o consumidor final, podendo ser acompanhada pela plataforma digital.
Mercado
A Cargon apresenta a importância do mercado de logística rodoviária, que representa 12% do PIB do país, Ainda citam que o mercado movimenta R$ 365 milhões por ano. É nessa alta demanda de transporte que a Cargon se baseia, trazendo a garantia de processos de qualidade para seus clientes, com experiência.
Modelo de negócio
A Cargon divide seus negócios em duas frentes, a primeira é referente a processos internos da operação. Cobrando um ticket médio, a empresa disponibiliza sua plataforma com as informações e dados específicos para a coordenação das cargas por parte da empresa contratante. Sua segunda frente adiciona para o cliente toda a operação logística por parte da Cargon, assim o cliente não se preocupa com os processos e pode acompanhar todas as operações por meio da plataforma digital.
Resultados
Com os números apresentados, a Cargon mostra que é um dos principais players do mercado, mostrando inclusive um crescimento maior que 1.500% no faturamento de 2020 para 2021. O analista comenta que sentiu falta de dados específicos de quanto cada processo oferecido demonstra para o faturamento. Planejando 2022, devem ter um bom ano financeiramente, visto que já alcançaram R$ 12 milhões nos últimos 12 meses.
Time
Analisando o time, é possível observar que os executivos são espalhados cada um para uma área específica, tendo experiência no meio logístico e tecnológico. Mesclando entre experiência e novos empreendedores, a Cargon traz em sua equipe um CTO que não faz parte do grupo fundador, mas que escalou funções e se torna como um dos representantes. A parte digital deve ser a mais coordenada, por ser a base do negócio.
Diferenciais
A Cargon exibe seus diferenciais ao tratar de suas duas frentes, se comparam a players do mercado que operam a questão logística, mas com o diferencial de incluir também a base de dados por meio da plataforma digital. Se observa também que a startup se coloca 100% focada apenas na operação logística, dependendo da relação com os clientes para produção.
Conclusão
Finalizando a análise, é visto que a Cargon já se encontra em um momento estável, faturando mais de R$ 1 milhão por mês no último ano de operação. É preciso que a Cargon foque seus processos em alguma das frentes, para que possa escalar seu negócio tendo um processo definido. A startup se coloca em um mercado valorizado, e de alta demanda, e acredita que sua integração com a tecnologia possa trazer maior agilidade e redução de custos.
Aqui, João Kepler comenta se investiria ou não na startup, e apresenta com detalhes suas opinião técnica. Confira!