* Por Jéssica Lima
Não é novidade para ninguém que o mercado de edtechs está em pleno aquecimento. Afinal, desde a pandemia, instituições de ensino de todo o país notaram a importância de se reinventar e se atualizar para oferecer alternativas de estudo dentro do ambiente digital.
Segundo informações do Mapeamento de Edtechs 2022, realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em parceria com a Deloitte, maior organização de serviços profissionais do mundo, a quantidade de edtechs dentro do ecossistema de inovação chegou a crescer cerca de 20% entre os anos de 2020 a 2022.
Em outras palavras, soluções tecnológicas ganharam um papel importante no dia a dia de escolas, gestores educacionais e pais, que até o início da pandemia, não tinham total conhecimento sobre a diferença que a tecnologia poderia ter na educação.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Neste sentido, muitos podem estar se perguntando: como o setor pode continuar crescendo e se inovando com o apoio da tecnologia? Bom, o investimento no uso de plataformas digitais pode ser uma boa saída, já que elas oferecem a oportunidade de alunos e professores interagirem uns com os outros de forma prática e rápida.
Uma segunda opção interessante seria apostar na gamificação, que é popularmente conhecida pela adoção de elementos utilizados em jogos, como recompensas, rankings, dando até feedbacks rápidos. Dessa forma, os estudantes teriam a oportunidade de aprender de uma forma mais leve e descontraída.
Há também a possibilidade de proporcionar uma experiência mais imersiva, utilizando o metaverso. Por meio dele, os alunos terão a oportunidade de aprender um determinado conteúdo de uma forma mais próxima, se tornando, inclusive, protagonistas no seu processo de aprendizagem.
Essas são só algumas das tendências presentes no mercado de inovação que estarão cada vez mais em destaque neste ano. Para o empreendedor que deseja abrir uma edtech, fica aqui uma dica: foque na experiência de alunos e professores. Quanto mais você conseguir inovar e conquistar engajamento dentro da área, maior será a chance de chamar a atenção para a sua startup.
Jéssica Lima é formada em publicidade e propaganda, e somou sua paixão por escrever com outras habilidades para mergulhar no universo do marketing digital. Faz parte do time de marketing da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), ajudando a divulgar histórias de inovação de todo o País.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.