A Jellysmack, empresa global que desenvolve criadores de vídeo por meio de tecnologia proprietária, deu mais um passo em sua estratégia para se tornar referência para a Creators Economy mundialmente e fez a expansão de seu Programa de Criadores com um projeto que oferece capital para criadores qualificados em troca do licenciamento de sua biblioteca de conteúdo no YouTube.
Os dados e recursos de inteligência artificial da Jellysmack permitem que a empresa preveja os ganhos potenciais do catálogo de vídeos de qualquer criador e ofereça aportes que começam em US$ 100 mil, mas podem chegar em milhões de dólares para criadores qualificados. A iniciativa eleva o plano total de investimento no Programa de Criadores da Jellysmack para US$ 750 milhões.
O modelo de licenciamento oferece aos criadores um aporte inicial para que possa dar os próximos passos no crescimento dos negócios sem abrir mão de qualquer participação em sua propriedade intelectual, marca ou novos empreendimentos. Embora muitos criadores possam usar os fundos para conquistar um crescimento multiplataforma a longo prazo, como contratar membros para a equipe, lançar novos negócios ou aprimorar sua capacidade de produção e técnica, também é possível alocar o investimento em outros objetivos, inclusive pessoais. Além disso, a Jellysmack não participa financeiramente de nenhum conteúdo de vídeo do YouTube recém-publicado. Isso permite que os criadores permaneçam totalmente independentes e no comando de sua própria empresa.
O licenciamento dos catálogos abre mais um caminho para a Jellysmack desenvolver e empoderar os creators como donos de seus próprios negócios. Os criadores de conteúdo podem optar por um acordo para receber capital imediato em troca do licenciamento de parte do seu catálogo do YouTube, participar do Programa de Criadores de monetização multiplataforma ao longo do tempo ou participar de ambas iniciativas.
Segundo Bruno Belardo, country manager da Jellysmack no Brasil, com o programa, a startup inaugura um novo modelo de negócio na Creators Economy. “Atualmente, o cenário financeiro da economia dos criadores se baseia em parcerias com marcas e monetização através dos algoritmos das redes sociais. O programa de licenciamento da Jellysmack chega para quebrar esses paradigmas e abrir um novo norte para criadores de conteúdo, que passam a receber aportes de investimentos que não dependem apenas da rede social”, analisa.
Além do retorno financeiro, a relevância também é peça-chave. “Com o trabalho da Jellysmack, vídeos antigos do criador de conteúdo voltam a ser relevantes, o que gera uma oxigenação de sua audiência e o ajuda a se tornar ainda mais relevante na rede social”, acrescenta o executivo.
Também atuando como criadora de vídeos para redes sociais em larga escala, a Jellysmack começou produzindo dezenas de canais de vídeo próprios como Beauty Studio, Oh My Goal e Gamology nas principais redes sociais do mundo. O domínio deste conhecimento somado à tecnologia proprietária da empresa coloca a startup em uma posição única para apoiar criadores não apenas financeiramente, mas também estrategicamente.
As equipes internas de dados da Jellysmack incluem mais de 200 especialistas, com previsão de mais centenas de contratações adicionais de profissionais de tecnologia e dados para este ano. A avançada tecnologia de inteligência artificial da empresa oferece uma vantagem única na avaliação do desempenho futuro do conteúdo. A análise preditiva e os algoritmos personalizados da Jellysmack para o desempenho de vídeos serão fundamentais na seleção de criadores e na geração de ofertas agressivas.
Lançado em 2018, o Programa de Criadores da Jellysmack aplica tecnologia, dados, criatividade e experiência para ajudar os criadores de vídeo a aumentar seu público, engajamento e receita em diversas mídias sociais por meio de um trabalho sofisticado de produção, edição e impulsionamento de conteúdo. Em 2021, o programa cresceu 300%, passando de 100 criadores para mais de 400.
Cerca de 60% dos criadores de Jellysmack lançados até 2021 geraram mais de US$ 250 mil em receita incremental para seus canais. No Brasil, o programa gera, em média, 280 milhões de minutos assistidos por mês, alcançando 22 milhões de pessoas mensalmente. Atualmente, a startup conta com os mais influentes criadores do mundo como parceiros, incluindo MrBeast, PewDiePie, Karen Bachini e Rezendeevil. A tecnologia de ponta da empresa atraiu recentemente um investimento Série C de nove dígitos do renomado fundo de tecnologia SoftBank Vision Fund II, que tornou a Jellysmack uma unicórnio.
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