* Por Paula Tebett
Quando se fala em marketing digital, ainda não é muito comum pensar em uma plataforma que nasceu lá em 2010, e que está sempre por aí nos ajudando a ter ideias. No entanto, parece que já está mais do que na hora de abrir os olhos para uma potência que é o Pinterest, uma mídia social bastante conhecida que, além de ser um banco de imagens, apresenta uma relação direta com sites e e-commerce. Se até as grandes empresas, como a Apple e o Walmart estão se fortalecendo no Pinterest, pode ter certeza: tem algo de bom aí.
O Pinterest está disponível para todos através do desktop e em aplicativos para smartphone, e o sucesso da plataforma não está apenas nas métricas de curtidas, seguidores ou interações, necessariamente. Ao
contrário das outras mídias nas quais se precisa criar relacionamento, a cultura do Pinterest é a do usuário se inspirar, pegar referências de produtos os quais tem intenção de comprar. Ele ali tem ideias e salva o que, possivelmente, vai adquirir. Por isso, é importante ficar atento à quantidade de views mensais que a página pode alcançar, pode ser uma excelente medida dos bons resultados do perfil.
Mas de que forma isso se aplica ao marketing? Bom, o Pinterest é um espaço que se utiliza muito dos recursos visuais, que, se bem trabalhados, podem instigar os potenciais consumidores que por ali
navegam. As imagens podem cativar e contar boas histórias. Atualmente, ele aceita não só fotos, mas também vídeos. E, de forma direta, a plataforma deixa acrescentar links e endereços que representam um recurso transmídia, uma vez que o usuário pode parar em outras páginas com a finalidade de, efetivamente, realizar uma compra. As páginas com contas de empresa (perfis business) possibilitam o investimento em anúncios, assim como uma configuração específica com informações da
empresa.
O ponto alto do Pinterest é a boa imagem que ele tem. Em uma pesquisa encomendada pela Talkshop, 64% dos usuários descreveram o serviço do Pinterest como um lugar confiável para buscar produtos e serviços. Isso mostra um pouco do comportamento de quem usa o Pinterest, que tem interesse em comprar e está disposto a ver possíveis bons negócios na plataforma. Também é alto o número de pessoas que acaba por conhecer novas marcas ao navegar pelo Pinterest. Para o marketing, é muito valioso entender o público e saber também que 70% das pessoas que usam a ferramenta são mulheres.
Dentre as dicas para quem está começando a usar a plataforma, é imprescindível ressaltar a organização e a disponibilização de conteúdo em quantidade, criando pelo menos umas 10 pastas com “pins” para que o usuário navegue na página. O recomendável é que se utilize a plataforma postando imagens ou vídeos no formato predeterminado, com a tela na vertical. É essencial ter um endereço para o qual ele possa migrar e fazer o uso das hashtags (#), que também funcionam muito bem nesta plataforma.
Como experiência pessoal, comprovei a força do Pinterest partindo do zero atingindo a marca de crescimento de 34 mil visualizações em apenas duas semanas. Portanto, vale considerar com carinho a possibilidade de vender e apresentar a marca pelo Pinterest. Depois de 10 anos no mercado, a plataforma pode fazer a sua empresa crescer e mostrar um excelente caminho a seguir.
* Paula Tebett é criadora de conteúdo, especialista em marketing digital e empreendedora apaixonada por comunicação. Graduada pela FACHA (jornalismo) e Fundação Getúlio Vargas (marketing). Tem experiência de mais de 10 anos em Marketing e hoje atua como consultora e palestrante, ministrando treinamentos em mídias sociais.