* Por André Patrocínio
Também conhecida como Data Intelligence, a inteligência em dados é uma realidade cada vez mais comum dentro das empresas. Ela refere-se a todas as ferramentas e atividades analíticas utilizadas para coletar, muitas vezes, grandes quantidades de dados, sendo possível realizar análises e interpretações mais eficazes e certeiras.
O termo se popularizou muito dentro do mundo dos negócios nos últimos anos, isso por conta da onda de digitalização que vem acontecendo. Segundo o Índice de Transformação Digital Dell Technologies 2020, por exemplo, cerca de 87,5% das empresas brasileiras realizaram alguma iniciativa voltada para a transformação digital no ano de 2020.
Hoje, pequenas e grandes empresas contam com um número grande de dados importantes armazenados, algo que seria humanamente impossível de contabilizar. Por meio das estratégias e ferramentas é possível analisar o que está dando bons e maus resultados, além de organizar estratégias e focar em ações que podem gerar mais devolutivas positivas para o negócio.
Apesar de ter se popularizado, a inteligência de dados ainda é uma incógnita para algumas empresas e a má exploração de dados, muitas vezes, acaba sendo uma dificuldade na hora de usufruir das ferramentas tecnológicas, fazendo com que a ideia seja deixada de lado e perdendo a oportunidade de gerar bons resultados, o que também pode ser um reflexo da escassez de profissionais que temos atualmente nessa área.
Principais vantagens da inteligência de dados para um negócio
Aqui, podemos destacar a possibilidade de competir com outras empresas do mesmo segmento que o seu, utilizando os dados coletados como formas de analisar aquilo que está dando certo e melhorando aquilo que precisa.
Além da competitividade, a inovação é um importante fator que essa estratégia traz consigo, através de uma coleta efetiva de dados, são criados insights que podem ajudar na elaboração de planejamentos certeiros para aproximar empresa e cliente, gerando mais confiabilidade nas duas partes.
Também se destaca a velocidade, não é segredo que nunca usamos tanto a internet como agora, esse imediatismo faz com que as empresas sofram com a pressão para tomar decisões o mais rápido possível, nem sempre isso é possível, mas com o auxilia da inteligência de dados o processo de tomadas de decisões se tornou mais rápido e mais eficaz, otimizando o tempo.
* André Patrocinio é especialista em Marketing Digital, Investidor Anjo e faz parte do Conselho da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP).