* Por Eduardo Tardelli
Não é novidade para ninguém que a tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço dentro das empresas ao redor do mundo. Afinal, hoje não faltam alternativas tecnológicas capazes de otimizar processos. Um grande exemplo disso é a Inteligência Artificial (IA), que tem se mostrado capaz de simplificar diversas atividades, até mesmo as que envolvem a checagem de dados.
Não é à toa que 41% das empresas brasileiras implementaram efetivamente a inteligência artificial, segundo informações do estudo “Global AI Adoption Index 2022”, conduzido pela International Business Machines Corporation (IBM), empresa americana voltada para a área de informática.
Levando isso em consideração, alguns podem estar se perguntando: se a IA é capaz de ajudar no processo de checagem, ela também pode atuar em processos de compliance? A resposta é: Sim! Tudo isso graças à sua capacidade de simular atividades de pensamento humano, ou seja, decidir, avaliar, analisar e até ponderar sobre determinadas situações.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Por meio da Inteligência Artificial, é possível diminuir a quantidade de retrabalho no fluxo de atividades da equipe responsável pela gestão de conformidade da empresa. Além disso, o uso da tecnologia agiliza a fase inicial do processo de coleta de dados e outros procedimentos internos.
Exemplos de compliance
Podemos utilizar como exemplo a condução do canal de denúncias. Por meio da IA, o setor de compliance consegue coletar informações mais completas sobre as denúncias dentro de uma empresa, se faltam informações, como o número de vezes em que a infração ocorreu e etc. Dessa forma, o setor responsável pode ter todas as informações em mãos para conduzir a investigação.
Essa tecnologia também consegue ser uma grande aliada nas atividades de gerenciamento e revisão de documentos, processamento de dados e, claro, ajudando gestores de diversas áreas a tomarem decisões de uma maneira mais precisa e confiável.
Por fim, a IA chegou para ser uma grande aliada do setor de compliance do início ao fim. Aqueles que optaram por investir na utilização dessa tecnologia no seu dia a dia estão se destacando diante de toda a concorrência ao zelar ainda mais pela conformidade do seu negócio. Pense nisso!
Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, empresa de tecnologia que desenvolve soluções para busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) da internet e outras bases de conhecimento.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.