*Por Jéssica Lima
Mês do Dia dos Pais, navegar pelas redes sociais, ou ligar a TV significa esbarrar em diversas campanhas publicitárias sobre o tema. Porém, entre todas elas, uma se destaca. Ao invés de apenas celebrar a paternidade, o Grupo Boticário trouxe para sua campanha um problema que afeta diretamente inúmeras famílias. A peça audiovisual questiona o curtíssimo tempo de licença paternidade de 5 dias, estipulado por lei e adotado pela maioria das empresas. A campanha em vídeo ainda encerra com uma pergunta para um público que muito nos interessa: os empreendedores.
Mas a licença paternidade não é o assunto aqui e acho que você já entendeu. Em uma época em que todos fazem mais do mesmo há anos, o Grupo Boticário conseguiu se destacar fazendo diferente e isso é inovação. A forma escolhida para inovar é que chama atenção, o questionamento, a dúvida, a pergunta que nos faz sair da zona de conforto, ou ao menos duvidar da zona de conforto, mesmo que não seja possível pular fora ainda.
São as perguntas que movem as soluções e, mais do que isso, são as perguntas que movem as mudanças, porque nem sempre nós sabemos que temos um problema para selecionar. Todos que estão envolvidos no ecossistema de startups precisam ter o hábito de questionar.
Perguntas como “por que fazemos isso?”, ou “por que fazemos como fazemos?” não podem ter como resposta um simples “porque sim” ou “é assim que todos fazem”. Precisamos ir além, não por demagogia, mas pelo próprio caráter de riscos do empreendedorismo que nos incentivam a encontrar soluções de menor custo e maior produtividade.
Nem sempre teremos as respostas, às vezes não teremos os recursos que as respostas exigem, mas a pulga atrás da orelha que esse tipo de questionar pode causar vale a pena, é o que vai nos manter motivados e é o que pode fazer empresas crescerem.
Jéssica Lima é formada em publicidade e propaganda, e somou sua paixão por escrever com outras habilidades para mergulhar no universo do marketing digital. Faz parte do time de marketing da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), ajudando a divulgar histórias de inovação de todo o País.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.