No cenário competitivo de hoje, a busca incessante por inovação é a chave para que empresas se destaquem e assumam a liderança em seus segmentos. De acordo com as previsões do Gartner, em 2024 haverá um aumento de 8% nos investimentos mundiais com TI, com gastos ultrapassando US$ 5 trilhões.
Diante desse cenário, estar atento às novidades que prometem movimentar o mercado global nos próximos meses assume uma importância acrescida.Boa parte das grandes corporações não nasceu com esse DNA de inovação como as startups, mas se reinventaram ao longo da jornada. Nos últimos anos, inclusive, muitas empresas têm trazido alta tecnologia para seus negócios com a necessidade de digitalização acelerada por fatores como a pandemia.
O economista e cientista político austríaco Joseph Schumpeter, considerado um dos grandes pensadores da inovação, defendia que este é o elemento fundamental para o desenvolvimento e crescimento econômico. As empresas que se consolidam como líderes em inovação são aquelas que reconhecem e abraçam essa filosofia, investindo continuamente em pesquisa e desenvolvimento, incentivando a criatividade e a experimentação entre seus colaboradores, e adaptando-se rapidamente às mudanças do mercado.
Investimentos em startups impulsiona o crescimento de empresas
Uma das apostas das companhias para implantar ações, processos e projetos cada vez mais disruptivos é a inovação aberta, ou seja, parceria entre companhias tradicionais e startups. De acordo com o Ranking TOP Open Corps 2023, só no ano passado foram fechados R$ 6,4 bilhões em contratos de empresas relacionados à inovação aberta, o que resultou em cerca de 54 mil parcerias.
Quando resolvemos ampliar o portfólio de atuação do M&P Group entramos com uma participação na Bossa Invest. Passamos a investir em novos negócios early stage e hoje contamos com mais de 1,5 mil startups investidas, 4 mil co-investidores, mais de 100 exists e centenas de histórias de sucesso para contar.
Para sermos líderes no nosso segmento a disrupção foi imprescindível e para chegar ao DNA inovador foi preciso seguir alguns passos importantes. Listei algumas dicas de como se tornar um líder inovador.
1. Mentalidade de Crescimento: esteja aberto a aprender continuamente e a se adaptar às mudanças, veja os desafios como oportunidades de crescimento e aprendizado. A experimentação possibilita desbravar novas ideias, sem medo de falhar;
2. Cultura de criatividade e colaboração: estimule a criatividade e a colaboração entre seus funcionários. Crie um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para compartilhar ideias, mesmo que sejam diferentes e promova a comunicação aberta e a diversidade de pensamentos;
3. Seja visionário e estratégico: tenha uma visão clara para o futuro e defina metas ambiciosas. Desenvolva estratégias para alcançar seus objetivos e seja flexível o suficiente para adaptá-las conforme necessário, pensando no longo prazo e se antecipando às tendências do mercado;
4. Invista em desenvolvimento pessoal e profissional: busque constantemente aprender e se desenvolver como líder. Participe de cursos, workshops e eventos que o ajudem a aprimorar suas habilidades. Invista na formação e no desenvolvimento de seus funcionários;
5. Mantenha-se atualizado com as tendências e tecnologias emergentes: esteja sempre atento às últimas tendências e avanços em seu setor, invista em tecnologia e inovação para impulsionar o crescimento e a competitividade de sua equipe ou organização;
6. Aprenda com os outros e esteja aberto ao feedback: use-o como uma oportunidade para crescer e melhorar como líder.
Dicas adicionais:
- Seja apaixonado e autêntico.
- Assuma riscos e aprenda com os erros.
- Seja resiliente e persistente.
- Comunique-se de forma eficaz.
- Seja um líder inspirador.
Liderança inovadora é um processo contínuo de aprendizado e crescimento. Seja um líder que busca constantemente aprimorar e inspirar os outros.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.