* Por Yago Almeida
É, estamos passando por algo nunca vivido por nossas gerações. São tempos difíceis, de preocupação constante e incertezas diversas. Uma dessas incertezas é com relação ao trabalho, ou seja, nosso meio de sobrevivência. Com a chegada da pandemia, fomos “convidados” a nos manter dentro de casa, ou seja, portas fechadas em todo o serviço e comércio.
Isso tem nos trazido uma série de problemas e vemos empresas falindo e funcionários sendo demitidos, o que é algo realmente muito triste, já que nossa economia começava a dar sinais de melhores anos. Mas, como somos versáteis, o brasileiro se adapta rapidamente aos novos ambientes e temos procurado soluções para continuar fazendo a roda da economia girar.
Aqui na Olho no Carro, nosso principal objetivo nesse momento é: manter a saúde de nossa equipe. Não queremos deixar ninguém para trás, pois sabemos de nosso papel social enquanto agentes que são a fonte de muitas famílias.
Por isso, temos trabalhado (mesmo que de casa) em três pilares: ofertas, trocas e negociações. Tudo online! Nada fazia mais sentido, sendo que somos uma plataforma e nossa premissa é justamente simplificar a vida dos consumidores em poucos cliques.
Por isso, temos falado constantemente com fornecedores e stakeholders para negociar prazos e pagamentos, de maneira que ninguém fique sem receber e não ‘quebremos’ o caixa da empresa. Para isso, congelamos contratos, que deverão ser retomados tão logo tudo se normalize.
Também estamos apostando forte em ofertas e ativações online. Tudo isso para atrair novos consumidores e, claro, provar nosso valor de mercado. Por fim, a máxima “uma mão lava a outra” nunca foi tão verdadeira. Mesmo em um ambiente altamente competitivo, como é o nosso automotivo, temos visto parcerias sendo firmadas, tudo com o intuito de fortalecimento de todo o ecossistema.
Por isso, acredito que tudo isso logo vá passar. Mas as atividades e valores nunca mais serão os mesmos. Temos que tirar lições preciosas de momentos de crise como esses e rever algumas relações. A de trabalho e entrega de valor ao consumidor final é uma delas. Pense nisso!
Yago Almeida é o Diretor de Novos Produtos da Olho no Carro, startup que oferece consultas de histórico veicular e ajuda milhares de brasileiros na compra de veículos usados e seminovos. A proposta que o Yago traz, é oferecer aos consumidores total autonomia e maior segurança nas negociações de veículos. Por meio de uma interface cada vez mais intuitiva e fácil, e pelas tecnologias trazidas nas consultas, os consumidores podem ter acesso a informações completas da situação do carro que pretendem comprar e evitar problemas e prejuízos financeiros.