Melhorar o desenvolvimento de produtos ou serviços de maneira colaborativa entre empresas, órgãos públicos, indivíduos inovadores e outros recursos externos à organização é uma quebra de paradigma para muitos gestores. Isso é possível com a implementação da Inovação Aberta, um conceito proposto em 2003 por Henry Chesbrough, professor da universidade de Berkeley, ao lançar seu livro “Inovação Aberta: Como criar e lucrar com a tecnologia”.
No entanto, quase 20 anos depois, pequenas, médias e grandes empresas ainda enfrentam desafios para inovar expandido os limites das companhias.
Em setembro, quatro grandes eventos realizados em Goiás irão discutir, conectar, prototipar e apresentar casos de sucesso em que grandes empresas vêm se utilizando da inovação aberta para aumentar a eficiência dos processos de desenvolvimento, reduzir custos e diluir riscos.
Lab de inovação aberta
Promovido pelo InovAtiva Hub, o Lab de Inovação Aberta foi criado com o intuito de fomentar o ecossistema de Open Innovation no Brasil, capacitando e aproximando grandes empresas e startups. Para você, representante de uma grande empresa ou indústria, o Lab oferece uma oportunidade de criar e fortalecer a cultura de inovação e cooperação dentro da sua organização. Além disso, propõe um ambiente de conexão com pessoas empreendedoras e soluções inovadoras!
O Lab de Inovação Aberta conta com apoio do ecossistema local e será realizado no Hub Cerrado dia 14 de setembro, das 13h30 às 19h. Inscrições gratuitas por meio deste formulário.
Teias da inovação
Numa iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) o evento irá abordar as tecnologias do futuro e como elas vão impactar as organizações e as nossas vidas em uma maratona de painéis focados em ciência, inovação e tecnologia.
O Teias da Inovação acontecerá no Auditório Mauro Borges, dia 21 de setembro, das 8h às 17h30. Inscrições gratuitas pelo link.
Techstars startup weekend
Duas novas edições do Startup Weekend chegam mais uma vez a Goiânia e Rio Verde em setembro. Na capital, os participantes irão buscar soluções inovadoras para a indústria, enquanto os times se reúnem no sudoeste do estado para trabalhar nos desafios do agronegócio.
O Startup Weekend é uma jornada empreendedora imersiva de 54 horas dentro do mundo das startups que conecta mentores, investidores, co-fundadores e patrocinadores. Os próximos eventos são organizados por líderes voluntários das comunidades StartupGO e Área64 com apoio do ecossistema e patrocinadores.
O Startup Weekend Goiânia Industry vai acontecer no Hub Cerrado nos dias 23, 24 e 25 de setembro. Os ingressos têm preços acessíveis e podem ser adquiridos pelo link.
O Startup Weekend Rio Verde Agtech vai acontecer na unidade do Sesi/Senai da cidade no mesmo final de semana. Os ingressos podem ser adquiridos pelo por este link.
Carlos Magno é head de Inovação no Hub Cerrado e atua no desenvolvimento de Comunidades e ecossistemas de inovação e startups. É Líder de Comunidade InovAtiva 2022, membro do Colegiado de Líderes da comunidade StartupGO, facilitador do Techstars Startup Weekend® e membro do PMI® Goiania Goias Chapter