A Incentiv, ecossistema de soluções que conecta empresas, pessoas e projetos socioambientais, por meio de leis de incentivo fiscal, foi a startup selecionada para receber aceleração por meio do programa Turistech Hub Brasil, dedicado a liderar a agenda da inovação por um turismo mais competitivo e sustentável, que tem como fundadoras a Embratur, BeFly e Cidade de São Paulo – Turismo. O projeto destinou R$ 50 mil para a Incentiv, para realizar uma prova de conceito e ajudar a impulsionar o turismo brasileiro por meio da tecnologia.
Um total de 15 startups participaram do programa, passando por quatro etapas que incluíram as inscrições ao edital, pitches, mentorias e o Demo Day, quando as equipes do programa de inovação apresentaram seus projetos para uma banca avaliadora. O Turistech Hub, com sede no Cubo Itaú, buscou identificar negócios inovadores com impacto positivo em ampla escala na competitividade e sustentabilidade do turismo e conectar soluções de startups com o desafio do setor.
“Estamos sempre buscando levar inovações por meio da tecnologia para diversos setores, por isso, participar desse programa nos ajudou a nos aproximar mais do setor de Turismo e mostrar as nossas soluções. Ficamos honrados em receber esse prêmio e agora iremos, junto da EmbrarturLAB, identificar novas ideias e ações que possam colocar em evidência todo o potencial do turismo brasileiro”, afirma Douglas Nicolau, CEO da Incentiv.
O EmbraturLAB é um espaço de experimentação de soluções inovadoras na promoção do Brasil, focado na experiência do turista estrangeiro no país. O objetivo do projeto é melhorar a experiência e solucionar os problemas enfrentados pelos turistas que visitam o Brasil, por meio do uso de tecnologia, dados e em conexão com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance). A organização identificou os desafios do setor e, por meio dos programas de aceleração, buscaram soluções a fim de identificar quem as execute, com testes e validação das iniciativas.
“Os desafios são os de tornar as regiões turísticas mais acessíveis; incentivar o empreendedorismo local fortalecendo as culturas e tradições regionais; preservar e promover a cultura e história através do turismo responsável; gerar renda através do turismo para as comunidades locais e apoiar a atuação de guias locais através da democratização da tecnologia”, relata o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis.
O programa de aceleração é desenvolvido em parceria com o Turistech Hub, líder em inovação no turismo do Brasil. Em 2023, a parceria já resultou na aceleração das oito startups, entre 180 inscritas, que apresentaram ideias que foram desde a criação de roteiros para afroturismo e de plataformas para unir turistas que viajam sozinhos, até o uso de chips virtuais para melhorar a comunicação de turistas estrangeiros em solo brasileiro.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!