Uma igreja na Alemanha celebrou uma cerimônia religiosa feita pelo ChatGPT, chatbot de inteligência artificial da OpenAI. A cerimônia contou com a participação de mais de 300 pessoas, segundo o veículo Insider.
A IA foi representada por um avatar de um homem negro barbudo e exibida em um telão acima do altar. O bot conduziu o sermão com orações e músicas. “Queridos amigos, é uma honra para mim estar aqui e pregar para vocês como a primeira inteligência artificial na convenção dos protestantes na Alemanha deste ano”, disse o avatar.
A iniciativa foi uma parceria entre o ChatGPT e Jonas Simmerlein, teólogo e filósofo da Universidade de Viena. “Eu concebi este serviço – mas na verdade eu o acompanhei, porque diria que cerca de 98% vem da máquina”, disse o estudioso de 29 anos à Associated Press.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Durante o culto de 40 minutos, três outros avatares foram exibidos no telão – um homem jovem e duas mulheres jovens. Em alguns momentos, o avatar gerado por IA arrancou risos da congregação ao afirmar que “para mantermos nossa fé, devemos orar e ir à igreja regularmente”.
Segundo o Insider, algumas pessoas gravaram entusiasticamente o evento com seus telefones celulares, enquanto outras olharam de forma mais crítica e se recusaram a falar em voz alta durante a Oração do Senhor.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.