A GreenPlat, startup de software responsável pela estruturação de projetos para melhores alternativas de valorização dos resíduos, se uniu ao iFood, foodtech brasileira, e à Retalhar, empresa especializada em logística reversa de materiais têxteis, na criação do projeto de Logística Reversa “Já Fui Bag”.
O Já Fui Bag completa dois anos e três meses de vida com grandes ganhos operacionais, sendo o mais significativo o alcance da meta Aterro Zero. “Dar um destino adequado a 100% das bags da maior foodtech da América Latina em tão pouco tempo é um resultado muito expressivo, e que queremos levar a outros parceiros para juntos fazermos uma gestão automatizada dos resíduos com praticidade, reduzindo custos e priorizando a sustentabilidade”, conta Chicko Sousa, fundador e CEO da GreenPlat.
No período, o Já Fui Bag recuperou 124 toneladas de mochilas, sendo que 4,5 toneladas foram recicladas ou remanufaturadas; confeccionou 8.488 novos produtos e destinou 115 toneladas de resíduos à valorização energética.
Com o auxílio do programa de gestão ambiental PlataformaVerde, desenvolvido pela GreenPlat, foi possível recuperar, controlar, rastrear e dar destinação ambientalmente adequada a 100% das bags – bolsas térmicas utilizadas pelos motoboys para transportar pedidos – recolhidas em todo o país, alcançando a meta de Aterro Zero.
André Borges, head de sustentabilidade do iFood, diz que a ação faz parte do iFood Regenera, um programa de metas da Foodtech visando alcançar zero impacto ambiental. A partir disso, o objetivo é atuar em duas frentes estratégicas, “queremos acabar com a poluição plástica das suas operações de delivery e tornar nossa operação neutra na emissão de carbono até 2025”.
“O iFood tem um compromisso firmado com a sustentabilidade, viabilizar a destinação correta das bags dos nossos parceiros é uma ação essencial para atingirmos nosso objetivo de zero impacto ambiental. A parceria com a GreenPlat fomenta o desejo de entregar ao meio ambiente mais do que consumimos dele”, completa André.