A Huawei, empresa de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e o SENAI CIMATEC, instituições de tecnologia, ciência, inovação e educação, em mais uma parceria de fomento a educação inauguraram o 5G Truck, caminhão sala de aula, de cerca de 20 toneladas, que irá percorrer o Brasil levando conhecimento sobre a tecnologia móvel de quinta geração.
O 5G Truck irá percorrer mais de 15 cidades brasileiras nos próximos 6 meses e ficará estacionado por dois dias nas sedes do SENAI levando treinamentos teóricos e práticos sobre os reais usos do 5G em diversos setores, para que pessoas da comunidade e do público em geral tenham conhecimento do portfólio de soluções e produtos 5G da Huawei.
Serão 12 alunos por turma, as aulas serão ministradas pelos professores da instituição e a carreta estará disponível para visitação do público que queira conhecer mais sobre as tecnologias. Entre os cursos oferecidos, estão o 5G Industry Progress e o Evolution Training Academy. Além da formação teórica, todos os participantes poderão aprender mais sobre equipamentos 5G e como indústrias a exemplo de agricultura, logística, manufatura, educação e outras serão beneficiadas pela nova tecnologia.
“O objetivo desse projeto da Huawei em parceria com o SENAI CIMATEC é rodar o Brasil com uma sala de aula itinerante para que as pessoas possam experimentar, em primeira mão, esse novo patamar de conectividade”, afirma Leone de Andrade, diretor de tecnologia e inovação do SENAI CIMATEC.
As inscrições para os treinamentos serão abertas no dia 15 de julho, e a primeira parada do 5G Truck será no hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília, onde ele ficará estacionado entre os dias 27 e 29 de junho. Depois, o caminhão irá visitar Fortaleza (CE), Salvador (BA), Serra (ES), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Juiz de Fora (MG), Santa Rita do Sapucaí (MG), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Sorocaba (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Toledo (PR), Joinville (SC), Blumenau (SC), Florianópolis (SC) e Cuiabá (MT).