Com o propósito de promover entregas sustentáveis, a Grilo Mobilidade trouxe para São Paulo sua segunda frente de atuação, que já funciona em Porto Alegre, o transporte de objetos e mercadorias. O serviço funciona em parceria com grandes empresas do setor supermercadista, farmacêutico e varejista, com o propósito de ser uma opção segura e sustentável para entregas de até 300 kg.
Em abril deste ano, a startup, que operava triciclos elétricos por aplicativo, os chamados tuk-tuks, foi proibida pela Prefeitura de São Paulo, através do Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV), de continuar operando e prestando serviços.
Segundo a prefeitura, a proibição aconteceu pelo fato da empresa ter um serviço parecido com o do mototáxi – já que os condutores precisam ter a habilitação A ou AB, igual ao dos motoristas de motocicletas elétricas –, o que é proibido na capital paulista.
Em comunicado, a Grilo Mobilidades disse que não esperava esse impasse, por este motivo, se sente surpresa com a decisão da Prefeitura de São Paulo. Ainda relatou que essa decisão vai contra a lei liberdade econômica, que assegura o direito dos passageiros de circularem em veículos sustentáveis com segurança.
A startup também afirmou que tem autorização para circulação de acordo com todas as regras exigidas pela Operadora de Tecnologia de Transporte Credenciada (OTTC) e, por este motivo, irá recorrer na justiça para conseguir voltar a operar normalmente em São Paulo.
Porém, a proibição temporária de operação na cidade de São Paulo era apenas para o transporte de passageiros em triciclo elétrico de cabine fechada via aplicativo, não valendo para a prestação de outros serviços, como entrega de objetos e mercadorias. A Grilo já realiza esse trabalho em Porto Alegre, em parceria com outras empresas que buscam meios de entregas sustentáveis, e agora passa a operar também em São Paulo.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Segunda frente da Grilo Mobilidade
Para o CEO e fundador da Grilo Mobilidade, Carlos Novaes, o transporte de objetos por um triciclo elétrico de cabine fechada é uma opção vantajosa para as empresas que querem aderir à diminuição de carbono.
“Com a crescente necessidade de soluções sustentáveis e eficientes, os triciclos elétricos se apresentam como uma alternativa inovadora e viável para as empresas. A Grilo é a primeira plataforma de mobilidade urbana que se dedica a oferecer um serviço inovador e ecologicamente consciente, com o objetivo de reduzir a poluição sonora e as emissões de CO₂ na atmosfera. Como um veículo 100% elétrico, conseguimos reduzir a emissão de 1 kg de carbono a cada quilômetro percorrido.”
Além de serem amigos do meio ambiente, os triciclos elétricos de cabine fechada oferecem inúmeras vantagens em termos de flexibilidade e agilidade. Devido ao seu tamanho, eles conseguem transportar quantidades maiores de objetos ou mercadorias do que uma moto e são menores que uma van convencional, tornando-se uma opção ideal para as empresas que precisam de um veículo que se enquadre nessa categoria intermediária.
Em Porto Alegre, os serviços voltados ao B2B são realizados desde 2022, com o sistema de entregas para as empresas Zmart, que funciona como um supermercado 100% online, e fortaleceu o trabalho prestado à Panvel, que iniciou em 2021, com um veículo dedicado às entregas. O objetivo da Grilo é expandir a atuação B2B também em São Paulo para continuar operando e levar um serviço sustentável para a capital, trazendo mais segurança e auxiliando as empresas a reduzirem suas emissões de carbono.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.