* Por Eduardo Tardelli
Não faz muito tempo que empreendedores de diversos segmentos, como no varejo, notaram a importância de diminuir sua exposição a riscos, sejam eles internos ou externos. Nesse sentido, práticas de prevenção, como as encontradas no compliance, têm se destacado cada dia mais.
Por se tratar de um setor que precisa lidar com altas demandas de consumidores e ainda manter os dados pessoais de clientes em segurança, investir em ações que visam a conformidade do negócio é primordial.
Há muito o que ser feito no varejo, afinal, este segmento tem crescido cada vez mais no país graças aos avanços do e-commerce. Esse desenvolvimento acelerado, no entanto, traz consigo algumas consequências, como o aumento no número de fraudes no setor.
As ações de compliance ajudam na adoção de medidas capazes de mitigar riscos, mantendo a empresa em dia com a lei e ainda prevenindo fraudes e problemas que podem levar a prejuízos financeiros. Para aqueles que não sabem por onde começar, sugiro criar uma política de treinamentos em equipe com assuntos relacionados à ética e combate à fraude dentro da própria companhia.
Além disso, é possível adotar uma cultura interna que preza pela importância da denúncia em casos de suspeitas de irregularidades. E, não menos importante, investir em uma base de dados para fazer o controle e a gestão de produtos, fornecedores, colaboradores e clientes relacionados à empresa.
Por se tratar de uma área muito dinâmica, alguns varejistas podem pensar que a implementação de medidas de prevenção é inalcançável. Porém, aqueles que decidirem adotar essas dinâmicas como forma de investimento, estarão saindo na frente, tanto no quesito de imagem da empresa, como também diante do olhar público. Pense nisso!
Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, empresa de software que desenvolve soluções de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) da internet e outras bases de conhecimento.