A Food To Save, startup sustentável focada em combater o desperdício de alimentos no Brasil, chega à marca de 1000 toneladas salvas. Com um modelo de negócio simples, a empresa conquistou mais de 200 mil brasileiros engajados na causa e chegou no top 10 de apps de delivery mais usados no país em 2022.
“Esses excedentes, que são colocados em nossas sacolas, são alimentos produzidos e não vendidos e que demandam consumo imediato e itens com pequenas imperfeições, todos aptos para consumo. Até o momento a startup já gerou R$ 10 milhões de receita incremental, é um modelo ganha-ganha, mas também de impacto social e ambiental”, explica o cofundador e CEO da Food To Save, Lucas Infante.
Segundo dados de 2022 do Programa Mundial de Alimentos (WFP), da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil desperdiça aproximadamente 41 milhões de toneladas de alimentos em perfeitas condições – mesmo com 33 milhões de brasileiros passando fome. Lutando contra o cenário há dois anos.
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Food To Save luta contra o desperdício de alimentos
Além de conquistar mais de 2000 estabelecimentos engajados na luta contra o desperdício de alimentos – entre eles Rei do Mate, Havanna, Dídio Pizza, Natural da Terra, Hortifruti, Duckbill e Brownie do Luiz – a startup recentemente começou a testar um modelo de “centro de distribuição anti-desperdício”.
A empresa compra, a valores descontados, produtos de empresas como Nestlé, Shopper e Americanas, e repassa os produtos excedentes com descontos de até 70% no app. Na fase teste, o serviço conectado às indústrias e distribuidoras está disponível para usuários de São Paulo, num raio de 10 quilômetros da região da Barra Funda.
Para 2023, a startup projeta o faturamento de R$ 16 milhões e expansão para outras capitais brasileiras. “Para esse ano, prevemos a consolidação nas capitais em que já atuamos e planejamos ampliar o negócio para outros estados, como Minas Gerais. O ano de 2022 foi muito positivo para nós, pois apresentamos um crescimento exponencial mês a mês. Esperamos que cada vez mais usuários e parceiros se envolvam nessa causa conosco, para ultrapassarmos as barreiras culturais e atingir o nosso objetivo de reeducar a sociedade sobre o tema”, destaca Lucas.
A foodtech tem expandido a atuação para grandes setores, como indústrias, distribuidoras e recentemente para hotelarias, fechando parceria com as seguintes empresas: Hotel Pullman SP Airport, Intercity Ibirapuera, Hotel Yoo2 by Intercity (Rio de Janeiro) e Hotel Ibis Style Faria Lima. “O movimento da Food To Save para a indústria de hotéis era quase inevitável. É um setor que produz muita comida todos os dias, e que consequentemente acaba desperdiçando uma parte dessa produção. Estamos felizes em conseguir importantes parceiros nesta etapa”, comenta o CEO.
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