A Ualá, fintech argentina, celebra seu 5º aniversário e em comemoração irá investir US$ 150 milhões nos próximos 18 meses na América Latina para continuar expandindo o acesso ao sistema financeiro na região. A fintech, que hoje tem mais de 5 milhões de usuários na Argentina, México e Colômbia, continua apostando na expansão regional e planeja agregar mais de 25 milhões de usuários nos próximos 5 anos.
Nesse sentido, Pierpaolo Barbieri, fundador e CEO da Ualá, destacou: “a Ualá nasceu para revolucionar as finanças da região, tornando-as mais modernas, mais transparentes e mais inclusivas. Criar uma empresa regional que empregue mais de 1.500 pessoas com mais de 5 milhões de usuários na América Latina é um sonho — e que está apenas começando. Somos gratos a cada pessoa e a todos os comentários, bons e ruins. Porque nossos próximos 5 anos serão muito mais ambiciosos. Vamos investir 150 milhões de dólares nos nossos mercados com a convicção de que é possível dar acesso a sistemas financeiros de qualidade através da tecnologia”.
Expansão do ecossistema da Ualá
Desde o seu lançamento, a Ualá vem fortalecendo seu ecossistema de produtos para oferecer à sua comunidade de usuários mais e melhores opções. Nesse sentido, foi aprovada neste ano a compra de 100% das ações do Wilobank, primeiro banco digital da Argentina, por meio do qual a fintech obteve licença bancária no país.
No México, onde a Ualá desembarcou em 2020, está em processo de aquisição do banco ABC Capital -sujeito à aprovação dos reguladores locais- e na Colômbia iniciou suas operações em 2022 com uma licença de financiadora, que lhe permite oferecer ferramentas financeiras de qualidade acessível a toda a população.
Na Argentina, onde já tem uma proposta de valor robusta, a fintech adquiriu duas empresas-chave este ano: a Ceibo Creditos, que fornece ferramentas de financiamento “buy now pay later” (de sua sigla em inglês BNPL ou ‘compre agora, pague depois’ ) no ponto de venda; e Empretienda, plataforma de e-commerce que permite criar sua própria loja online de forma rápida e fácil, que se juntou à vertical de coleção Ualá Bis, que vem crescendo 667% ao ano em volume.
Além disso, com o objetivo de ampliar a inclusão financeira na região, a Ualá promove opções de financiamento e investimento. Nessa linha, e para ampliar ainda mais as possibilidades de poupança e investimento, em 2021 a Ualá apresentou a Ualintec Capital, Agente de Liquidação e Compensação Abrangente (ALyC), para que os usuários possam comprar dólares MEP e investir em Fundos Mútuos e CEDEARs.
Por sua vez, e buscando premiar os usuários mais fiéis, todas as transações pelo ecossistema acumulam pontos no Ualá+, o programa de benefícios com promoções exclusivas para a comunidade de usuários. Ainda com foco na educação financeira, em fevereiro de 2022 a fintech apresentou a Aula Ualá, uma plataforma virtual gratuita de educação financeira com amplo conteúdo educacional disponível para todas as pessoas, sejam ou não usuários da Ualá.
A empresa tem atualmente mais de 1.500 colaboradores de 17 nacionalidades, que trabalham em 10 países diferentes. Recentemente, a fintech foi reconhecida por diversos rankings, entre eles o Great Place to Work (GPTW), onde se destacou tanto na Argentina quanto no México.