A Figure, empresa de produção de robôs humanoides, revelou hoje um acordo comercial que marcará a estreia de seus robôs em uma das principais fábricas da BMW nos Estados Unidos. A fábrica de Spartanburg, na Carolina do Sul, apresentou em 2019 o maior rendimento entre todas as fábricas da montadora alemã em todo o mundo, com um campus de mais de 740 mil metros quadrados.
A BMW não divulgou o número exato de modelos Figure 01 que serão implantados na fábrica com o acordo, e a Figure afirmou ao TechCrunch que começará com cinco tarefas iniciais, cada uma implementada de forma gradual. Esta abordagem visa ampliar o conjunto de habilidades dos robôs ao longo do tempo, sem sobrecarregar inicialmente o sistema. Brett Adcock, CEO da Figure, disse que a empresa espera lançar seu primeiro robô comercial em um ano.
Robôs humanoides da Figure prometem revolucionar indústria
No site da Figure, a empresa se define como uma criadora de tecnologia projetada para a forma humana, integrando a destreza humana com inteligência artificial de ponta. O robô Figure 01 é apresentado como uma evolução além dos robôs de função única, fornecendo suporte em diversas áreas, desde fabricação até logística, armazenamento e varejo. O anúncio promete uma revolução na interação humano-robô na indústria, com a promessa de transformar os processos industriais tradicionais.
É possível que o modelo implementado na BMW seja encarregado de realizar tarefas como movimentação de caixas, coleta, descarga e carregamento de paletes, já que são atividades repetitivas e manuais.
A empresa seguirá o modelo de “robótica como serviço” (RaaS), alugando os sistemas para parceiros como a BMW. Esta estratégia permite um modelo flexível, adaptando-se às necessidades dinâmicas da produção, logística, armazenamento e varejo.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.