Após o Senado do Canadá aprovar a Lei de Notícias Online na última sexta-feira (23), que estipula que as “big techs” devem pagar uma taxa aos veículos de comunicação pelos conteúdos compartilhados em suas plataformas, a Meta, empresa fundada por Mark Zuckerberg e proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou que bloqueará o acesso a notícias no país.
De acordo com informações do G1, Lisa Laventure, chefe de comunicações da Meta no Canadá, afirmou que a empresa compartilha repetidamente as notícias e que, para “cumprir o Projeto de Lei C-18, as notícias não estarão mais disponíveis para as pessoas que acessam nossas plataformas no Canadá”.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Além da Meta, a Alphabet, empresa controladora do Google, também terá que negociar com as empresas de mídia. O site The Verge, um portal online de notícias e mídia operado pela Vox Media, relata que a empresa chegou a testar o bloqueio de acesso a notícias para alguns usuários canadenses antes da aprovação da lei e agora está buscando conversar com o governo para encontrar uma possível solução.
Até o momento, a Meta não divulgou detalhes sobre como será realizada a mudança, mas afirmou que removerá as notícias locais de suas plataformas antes da entrada em vigor da lei, que ocorrerá em 6 meses.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.