No mês passado, relatamos como foi a jornada na construção da comunidade Rapadura Valley em Fortaleza-CE, mas torna-se necessário relatar a importância do construir e manter um relacionamento entre as pessoas que fazem parte da comunidade e aquelas que gostariam de conhecer sobre inovação, empreendedorismo, trocar experiências e, criar um vínculo cada vez mais de engajamento e proximidade.
Com isso, iremos destacar pelo menos quatro eventos que acontecem na comunidade.
Startup weekend
O primeiro startup weekend em Fortaleza aconteceu em 2012 na Elephant Coworking e foi marcada pela formação da Agenda Kids, que futuramente se tornaria a Agenda Edu, startup cearense adquirida pelo Grupo Eleva. Em mais de 15 edições, podemos citar as verticais: Youth, Education, Women, Revolução Sustentável, Smart Cities, Fashion, Diversidade e Inclusão, Turismo e Uni, cada um tendo papéis importantes e representativos na nossa comunidade, fomentou surgimento de novos negócios, implantou novas culturas, nasceram novas pautas para discussões necessárias.
Essas edições deixaram legados, em 2020 alguns líderes de comunidade se reuniram para planejar as edições que aconteceriam neste ano, porém devido a pandemia não foi possível, mas com o legado forte e os líderes de comunidade ativos, passaram a compor times de organizadores nacionais, tornando possível o primeiro SW Online Brasil, onde a vertical era Covid. Foram mais de mil participantes e 50 organizadores, isso fez com que os organizadores adquirissem outras habilidades, agora sendo possível organizar edições online, fortalecendo o papel de líder, pontual Camila Forte, líder do rapadura valley e heroína awards 2021.
Silicon Drinkabout
O Silicon drinkabout Fortaleza também tem ganhado espaço na comunidade, principalmente, quando relacionado a convidar os amigos, tomar aquela cervejinha, os membros da comunidade trazer novas pessoas, afinal, quem não gosta de um happy hour, não é mesmo? O Silicon drinkabout Fortaleza aconteceu pela primeira vez em 14/09/2018, até o mês de agosto, já foram realizadas mais de 36 edições presencialmente todas as segundas sextas-feiras do mês, com exceção no período de pandemia. A ideia do SDA Fortaleza segundo a Denise Barroso, cofundador da Pliq e uma das responsáveis pelo evento, o principal objetivo é criar novas conexões e oportunidades entre os participantes. Ainda, o encontro acontece em locais descontraídos, não possuem uma pauta, mas o assunto primordial é sobre o interesse em entender sobre startups e os vários modelos de negócios que existem.
Rapadura Day
O Rapadura Day é um evento para ouvir e compartilhar histórias e vivências, destinando o olhar trajetória empreendedora. O evento é feito por empreendedores para empreendedores. São startups e players cearenses compartilhando sem rodeios seus resultados, dificuldades e oportunidades. É o real para pessoas reais que empreendem num cenário de grandes desafios. A primeira edição do evento aconteceu no dia 13 de setembro de 2019 no Centro Cultural Belchior e contou com a participação de players como Casa Azul Ventures, HUBINE, Sebrae e Ninna Ventures e dentre as startups e empreendedores ouvimos o Thiago Amarante da Suri by Chatbot Maker, o Pietro Occiuzzi do Agenda Edu, o Gabriel Gurgueiro da Mercadapp e o Orlando Lustosa da Flee compartilhando suas histórias e impactando os presentes.
O evento já contou com 5 edições, sendo 4 em Fortaleza e uma no Cariri. Para Melina Brito da Suri, o Rapadura Day foi criado para inspirar empreendedores com desafios de crescimento, capacidade de sonhar grande e o desejo de construir um legado. Logo, ele se propôs a trazer os desafios do empreendedor de forma crua e real, só esse aspecto em si já gerou um forte engajamento visto que quando o evento nasceu ainda tínhamos na comunidade conversas muito floreadas, sem adentrar nas dores reais de um startupeiro. Também buscamos trazer sempre pessoas que já tivessem um background maior de desafios e superações
Conexão de milhões
O Conexão de milhões aconteceu durante o período de pandemia devido a inquietude de alguns membros novos da comunidade e por não conhecerem presencialmente devido o período em que os eventos ficaram um pouco parados. A periodicidade do evento acontece pelo menos uma vez por mês liderado pela Bárbara Carvalho, CMO da Go Gamers e idealizadora da Brilha Estrelinha e pelo Mário Alves, consultor-sócio da Indigital.lab e sócio de produto da Tradu. A primeira edição aconteceu no lounge da Elephant Coworking com 30 participantes para executarem o speed dating após assistir à apresentação de dois mapeamentos independentes do ecossistema de inovação cearense, um realizado pelo Moises Santos e o outro pelo Marcelo Silveira, o Startup Maps. Nas edições seguintes ainda tivemos a presença de duas foodtechs, New Eats e Innovacci alimentos, que fizeram degustação das suas inovações gastronômicas.
Dessa forma, já realizamos outras 4 edições, passando por Casa Azul, Instituto Atlântico, Xper Space e BS Innovation Hub, espaços de inovação da capital cearense.
O objetivo de facilitar conectar, fazer negócio, trocar figurinha e compartilhar conhecimento tem sido executado e ainda vem muito mais por aí!