A Kantar Worldpanel, que faz monitoramento e análise de tendências de mercado, divulgou na semana passada o estudo Consumer Insight ComTech focado no uso de celulares no Brasil. Como muita startup é focada em mobile e os dados específicos do mercado brasileiro nem sempre são divulgados, achei legal disponibilizar essa informação para vocês –usar dados reais é sempre melhor do que dizer que “o brasileiro é vidrado no celular” para justificar sua ideia. As informações comparam o uso de smartphones no primeiro trimestre de 2012 com o mesmo período de 2013.
A primeira pergunta feita aos entrevistados foi quanto ao uso das funcionalidades do aparelho. A liderança do ranking ainda fica com ligações e SMS, mas o uso da internet foi o fator que o maior crescimento, informa a organização. “Outras atividades sem conexão à internet, como ouvir música ou enviar SMS, também apresentam crescimento”, diz a empresa. Confira a tabela enviada pela Kantar sobre as funções mais usadas nos smartphones dos brasileiros:
“Apesar do crescimento, o estudo aponta que o uso para navegação na internet ainda é baixo quando observamos o Brasil como um todo”, comenta Cynthia Vieira, uma das coordenadoras do estudo, segundo comunicado divulgado.
Também foram analisadas as funções que são levadas em conta na aquisição de um novo aparelho, com a liderança para as funções multimídia –36% dos usuários avaliam dessa forma o produto, enquanto, outros 26% levam em consideração a marca e o modelo. Duas surpresas: a questão de promoções definem a escolha de apenas 10% dos consumidores e a facilidade de uso importa somente 4% dos entrevistados.
Em seguida, vocês podem ter acesso ao documento disponibilizado pela Kantar em seu site. Não diz muita coisa além do que está aqui, mas também pode ser interessante:
Foto: DaveLawler