Um estudo com economistas americanos descobriu que mais empresas devem passar por levas de demissões e esperam reduções de empregos em suas empresas e gastar menos em expansões, um sinal de que a pressão da Reserva Federal Americana, sistema de bancos centrais dos Estados Unidos, para aumentar as taxas de juros está fazendo seu trabalho para desacelerar a economia.
O estudo de janeiro da Associação Nacional de Economia Empresarial constatou que seus entrevistados colocaram em média de -7 sobre quanto planejam contratar em suas empresas, abaixo da anterior de +8 em outubro, quando a NABE fez sua pesquisa anterior. Como resultado, a pesquisa aponta que cerca de 20% dos entrevistados esperam demissões nos próximos meses.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
“Os resultados da Pesquisa das Condições Comerciais NABE de janeiro de 2023 indicam uma preocupação generalizada sobre a entrada em uma recessão este ano”, afirma a presidente da NABE, Julia Coronado, em uma declaração.
Estudo mostra o combate à inflação
Para combater a inflação, a Reserva Federal tem aumentado as taxas de juros agressivamente num esforço para desacelerar a economia dos EUA sem colocá-la em uma recessão, conhecida como uma “aterrissagem suave”. Espera-se que a Reserva aumente novamente as taxas de juros esta semana, embora a um ritmo mais lento do que no passado, pois os indicadores de inflação têm se resfriado nos últimos meses.
Um sinal de abrandamento da inflação é a seção de custos de materiais da pesquisa. Os entrevistados da pesquisa NABE mostraram que os custos de materiais estavam em uma leitura de 47, 5 pontos abaixo da de outubro e bem abaixo da leitura de julho de 76. Mais respondentes agora esperam que os custos de materiais caiam do que aumentem este ano.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.