Para quem empreende, seja no ambiente online ou físico, as estratégias de marketing são essenciais para a alavancagem do negócio. E, além das ações executadas, é preciso estar atento às oportunidades como o calendário do comércio e às sazonalidades, ocasionadas por eventos e competições.
No primeiro semestre deste ano, temos à vista o Dia do Consumidor (15 de março), Dia das Mães (11 de maio), Dia dos Namorados (12 de junho) e outras datas fixas. Além de estar previsto um calendário de eventos e competições que se traduzem em excelentes iniciativas para lojistas e prestadores de serviço como, por exemplo, o show da Lady Gaga, anunciado para maio no Rio de Janeiro.
Com o cenário econômico mais conservador, prevendo desaceleração do varejo neste ano, após crescimento de 4,7% em 2024, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o calendário do comércio e grandes eventos se tornam ainda mais importantes para as estratégias de marketing com foco em alavancar as vendas de produtos e serviços.
Para essas datas é importante apostar no planejamento de campanhas, em promoções, cashbacks, kits de produtos, em ações em redes sociais, entre outras estratégias para atrair a atenção do consumidor, tudo isso sem deixar de olhar para a gestão da empresa e sua saúde financeira.
Confira algumas ações de marketing importantes para aproveitar o calendário do comércio:
- Planejamento Antecipado de Campanhas: ter um cronograma de datas comemorativas e oportunidades de ações como eventos é fundamental para não perder oportunidade de vendas neste período. Essa antecipação permite não só a criação de campanhas mais assertivas, bem como atingir seu público-alvo de forma mais eficaz.
- Promoções e Descontos Atrativos: as ofertas especiais, com descontos progressivos ou promoções do tipo “compre um, leve dois”, ou ainda algum tipo de brinde na compra são atrativos eficientes para atrair clientes e aumentar as vendas, incluindo o ticket médio de compra. Invista nessas ações, com divulgações em redes sociais e e-mail marketing.
- Kit de presentes: tanto para produtos como serviços, os kits criativos e com preços convidativos também são uma estratégia de marketing eficiente nas vendas. Eles podem ser utilizados, por exemplo, em promoções para shows e eventos, presentes de aniversário, Dia dos Namorados, Dia das Mães, entre outros. É possível fazer parcerias com lojistas e serviços como, por exemplo, “o cliente que gastar um determinado valor ganha desconto em uma massagem”.
- Utilização de Programas de Cashback: implemente programas de cashback para fidelizar clientes, devolvendo parte do valor gasto em forma de crédito para futuras compras. Para quem empreende online, em plataformas de e-commerce como a Tray, já é possível implementar essa estratégia, que estimula a recorrência de clientes na sua loja virtual.
- Tráfego Pago: Para alavancar as vendas, outra iniciativa eficiente é o tráfego pago. Hoje inúmeras redes e até mesmo os marketplaces contam com plataformas de Ads, que ajudam a atrair mais clientes e aumentar a conversão de vendas como, Ads em marketplaces, Google Ads, Facebook e Instagram. Essas ferramentas permitem segmentar o público com precisão, aumentando a eficácia das ações de marketing.
- Engajamento nas Redes Sociais: suas redes sociais são um excelente veículo para converter vendas, inclusive organicamente. Tenha uma presença ativa em canais como TikTok, Instagram e Facebook, criando conteúdos relevantes e interativos. Utilize recursos como lives, stories e reels para promover produtos e engajar o público.
Vale ressaltar que, além das estratégias de marketing, você precisa se assegurar de que seu negócio tenha uma gestão eficiente em todos os sentidos para aproveitar as sazonalidades do comércio.
É preciso ter uma gestão eficiente do estoque e de sua cadeia de suprimentos, se você produz o que vende e, por isso, analisar o histórico de venda e tendências de mercado são ações importantes para estar preparado para atender o aumento de demanda. O controle financeiro e a gestão da empresa são outros pontos importantes, sendo fundamentais, inclusive, para as estratégias de marketing, pois determinam o quanto pode ser gasto nas ações e nos descontos oferecidos em promoções, além dos custos de frete, outro ponto essencial na avaliação de compra pelo consumidor.
Todas essas medidas podem ser realizadas de forma integrada. O ecossistema LWSA, do qual a Tray faz parte, conta com soluções integradas para empresas de todos os tamanhos nascerem e prosperarem por meio da tecnologia, que municia os lojistas com inteligência de dados para tomada de decisões.
Concluindo, essa combinação de estratégia de marketing e de gestão fazem a diferença para quem quer se destacar e conquistar a preferência de consumidores durante as sazonalidades do comércio.
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