* Por Paulo Marcos Luft
O conceito de startup surgiu na década de 90 junto com a bolha de internet, onde várias empresas com investimento na bolsa de valores faliram. No Brasil esta nomenclatura foi usada no começo de 2000 com o surgimento de várias empresas ‘.com’. É um conceito utilizado para definir um negócio que ainda está nascendo. Em modos gerais, são empresas jovens e que buscam por inovações em suas áreas de atuação incessantemente. O principal objetivo de uma empresa startup é o desenvolvimento de um modelo de negócio que alcance um grande número de clientes e gere lucro em pouco tempo, sem aumento expressivo de custos. Esse modelo de negócio é denominado escalável e repetível.
O início de uma startup é sempre muito complicado, pois é neste momento que o empreendedor precisará de algum auxilio para seu negócio, além de criar um conceito e projeto de serviço ou produto.
A área e o processo de comercialização do negócio será vital para o futuro da startup. Nesta fase, o empreendedor terá que criar seu site e, ao mesmo tempo, moldar a administração do negócio, comercializando seus produtos e ajustando o modelo de negócios de acordo com seus erros e acertos.
Para o iniciante o marketing digital é uma ferramenta importante, pois na criação de um site, estratégias para ajudar o negócio a alavancar poderão ser estabelecidas. Muitas pessoas desconhecem o real resultado positivo e transformador que um trabalho de marketing digital pode resultar. O marketing digital será um diferencial para seu negócio, principalmente em um mercado com muita oferta.
Atualmente, através do modelo de Inbound Marketing ou marketing de atração, que significa uma forma de atrair naturalmente os visitantes para que sejam convertidos através do conteúdo, as estratégias já começam a ser responsáveis pelas primeiras etapas do funil de vendas, trazendo para a startup um número expressivo de clientes em potencial que buscam produtos inovadores.
A partir daí, podemos listar as principais atribuições do marketing digital que vão contribuir para o avanço de sua startup.
- Exatamente por causa do dinamismo que é a característica principal do mercado online, uma análise da real necessidade do seu produto ou empresa se faz necessária. Para que as estratégias de marketing digital sejam certeiras e alcancem o seu cliente, você precisa saber o nicho real em que seu produto ou empresa se encaixa. A partir daí, a equipe criativa poderá seguir com suas metas se baseando em dados reais que vão lhe garantir resultados satisfatórios e concretos.
- A definição do seu objetivo através do marketing digital é muito importante para o sucesso da sua startup. O que você e o seu grupo gestor definem como sucesso? A resposta a essa pergunta pode vir em diversas formas: aumento de 25% de tráfego de visitas no site em 3 meses; aumento de captura de Leads em 5% para o primeiro mês; 10 mil ou mais fãs no Facebook; 100 mil ou mais usuários de seu aplicativo; R$ 1 milhão ou mais de faturamento etc. O ponto principal ao estabelecer seu objetivo é que ele seja realista e que toda a sua equipe esteja comprometida com esse objetivo. Além disso, seu objetivo deve ir além dos números. 500 mil assinantes de seu serviço de nada valerão se esse número não estiver intimamente ligado ao crescimento de sua startup. Isso quer dizer que as métricas de marketing a serem utilizadas devem ser específicas e mensuráveis.
- Objetivo definido, agora é hora de definir o quanto de recurso poderá ser alocado para o marketing digital. Somente com o orçamento definido é que as ações de marketing digital poderão ser estabelecidas e colocadas em prática.
- Depois de definido orçamento, é hora de pensar nas estratégias de marketing digital. Construção de Leads, funil de venda, blog, ações em mídias sociais, links patrocinados, Inbound Marketing, e outros, são estratégias muito utilizadas por agências e profissionais do mercado digital e que contabilizam um ótimo retorno.
- A criação de conteúdo para o site ou blog de sua startup deve ser baseada em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) utilizando os 3 pilares da otimização: análise de tecnologia, análise de conteúdo e análise de reputação do site. A criação das palavras-chave pode posicionar seu produto e sua marca nas primeiras páginas dos principais buscadores digitais. Isso significa um aumento expressivo de fluxo de visitas e, a partir daí, o possível aumento nos números das vendas.
Depois do planejamento inicial o empreendedor deve colocar em prática as várias estratégias de marketing digital. Com o site publicado, comece com a estratégia que será âncora para todas as outras ações: marketing de conteúdo. O processo é muito simples elabore conteúdo de acorda com cada etapa da jornada de compra e utilize os vários canais de marketing digital para divulgar.
O primeiro estágio é criar interesse nas pessoas, nesta etapa seu visitante não conhece nada sobre seu negócio. O texto deve ser pensado para este tipo de público, não queira venda nesta etapa, mas desperte interesse na pessoa, utilize estratégias de captura de e-mails oferecendo mais conteúdo. Mídias sócias são ótimos canais para gerar tráfego de visitas nesta etapa.
O segundo estágio é a criação de conteúdo que resolvam problemas. Identifique problemas que seu produto ou serviço resolve e produza materiais sobre este assunto. Os Visitantes que vem da busca orgânica ou paga são um ótimo público-alvo para esta etapa, são pessoas que estão buscando soluções para seus problemas.
O terceiro estágio é a criação de conteúdo sobre soluções, neste caso você pode comentar sobre case de sucesso que você teve com seus clientes, desempenho de seu produto ou serviço ou depoimento de clientes. Os vários canais de marketing digital podem ser usados nesta etapa.
O quarto estágio e última é a hora de prepara conteúdo para o fechamento da compra. Produza landing pages com todas as informações possíveis sobre seu serviço ou produto. Reforça seus diferencias em relação ao concorrente. Identifique objeções e tente mitiga-las. Remarketing nestas páginas são uma boa opção, pois se a pessoa sair, ela ira ver seu banner em outros sites.
Por tanto, utilizando a jornada de compra, você consegue interagir com seu cliente sabendo em que estágio de compra ele se encontra, assim você não força a venda para um cliente que esta apenas no primeiro estágio de venda. Ao analisar a necessidade de se contratar uma agência especializada em marketing digital para alavancar a sua startup, tenha em mente que saber levar o seu produto inovador e funcional até o cliente da maneira mais eficaz possível é tão importante quanto à criação do produto em si. O processo deve ser equilibrado e continuo.
* Paulo Marcos Luft é fundador da Metamidia, agência de marketing digital.