*Por Leonardo Silva
A governança corporativa é um tema que tem ganhado cada vez mais relevância, principalmente no Brasil. De acordo com pesquisas realizadas por organizações importantes, como o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), e consultorias de grande porte, como a McKinsey e a Ernst & Young, empresas que adotam práticas de governança corporativa e contam com um conselho consultivo são 29% mais eficientes na geração de lucro, geram 3,4 vezes mais fluxo de caixa e são 15% financeiramente menos alavancadas, gerando três vezes mais retornos aos sócios.
Além de adotar essas práticas, é fundamental que os empresários tenham em mente a importância de tornar suas empresas vendáveis, mesmo que não estejam com a intenção imediata de vendê-las. Esse caminho de pensamento ajuda a consolidá-las, estruturá-las e garantir que se tornem atrativas não só para investidores, mas para clientes, colaboradores e demais stakeholders.
Construindo empresas atrativas para vendas
A construção de uma empresa vendável está diretamente relacionada à aplicação de boas práticas de governança corporativa, pois, negócios que investem nessas estratégias estão propensos a ter processos bem definidos, transparência em suas operações, estrutura organizacional e um conselho consultivo que contribua para a tomada de decisões estratégicas. Todos esses elementos tornam a empresa mais resiliente para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades no longo prazo.
Companhias que despertam o interesse de investidores, mesmo que não desejem ser vendidas, costumam ter acesso a recursos financeiros que podem impulsionar seu crescimento, possibilitando a expansão para novos mercados, o desenvolvimento de produtos e a atração de talentos. A presença de investidores qualificados, por sua vez, pode trazer expertise, networking e governança.
Ainda, em uma empresa vendável, os funcionários também têm a oportunidade de crescer junto com o negócio. A estruturação de processos, a definição de metas claras e a criação de um ambiente de trabalho saudável são aspectos que não apenas atraem talentos, mas também retêm profissionais mais qualificados.
É necessário entender o papel da aplicação da governança corporativa de forma pragmática. Companhias que adotam essas práticas e, em paralelo, buscam ser vendáveis, têm o potencial de se tornarem referências em seus setores, de influenciar positivamente o ecossistema empreendedor e contribuir para o desenvolvimento econômico do país.
Ao tentar formular o negócio ideal usando a perspectiva de venda, os empreendedores estão, mesmo que indiretamente, se direcionando ao sucesso. E a governança corporativa é uma trilha que indica o caminho mais curto a seguir.
*Leonardo Silva é sócio fundador da Mesamind e especialista em Estratégia, Transformação Digital, Inovação e Comercial
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