A Irani Papel e Embalagem, uma das principais indústrias de papel e papelão ondulado do Brasil, anuncia o lançamento da Irani Ventures, seu veículo de Corporate Venture Capital (CVC) para investimento e aceleração de startups que atuam em sinergia com o seu modelo de negócio. Nos próximos sete anos, a companhia irá formar um portifólio de até 20 startups com investimento inicial que pode chegar a até R$ 1 milhão por startup, além de oferecer um programa premiado de aceleração.
Em parceria com a GROW+, gestora de investimentos e aceleradora de startups, as startups investidas pela Irani Ventures terão acesso ao Programa de Aceleração 10-WeekLabs™, onde passarão por um processo de imersão e alavancagem com capital intelectual, envolvendo suporte operacional, mentoria e networking, que auxiliarão no crescimento e desenvolvimento das atividades e do negócio das startups.
Para Sérgio Ribas, diretor-presidente da Irani Papel e Embalagem, a empresa é um passo importante dentro da estratégia de inovação da companhia e uma evolução do Irani Labs – programa de inovação aberta que acaba de lançar a sua 2ª edição. “A Irani Ventures reforça a nossa atuação frente ao ecossistema de startups e nos permitirá encontrar novas soluções e produtos para o setor de papel e embalagem, que vive um momento histórico de crescimento. Queremos desenvolver negócios relevantes junto a startups inovadoras e oportunidades que possam ser aplicadas em nosso segmento e em nossa operação”, comenta Ribas.
A Irani Ventures irá identificar startups com alto potencial de inovação e transformação digital, nível elevado de maturidade e que dialoguem com o modelo de negócios da Irani, sempre tendo como premissa a sustentabilidade para potencializar a construção de novos negócios e alternativas futuras para o segmento. O projeto tem duração inicial de sete anos, sendo os quatro primeiros destinados a investimento e os três últimos ao desenvolvimento dos projetos. Ao longo deste período, a companhia realizará rodadas de investimentos visando a aceleração das startups eleitas.
A GROW+ será responsável por todo o processo de seleção e aceleração das startups, acompanhando o desenvolvimento de cada empreendedor parceiro. “Acreditamos que, para crescer e se desenvolver, muitas startups precisam de uma parcela combinada de investimento financeiro e Smart-Money (capital inteligente), sendo exatamente esta variável que torna o CVC da Irani Ventures de alto valor agregado e atrativo para startups em estágio de crescimento”, destaca Paulo Beck, Head da GP Ventures, braço de Investimentos da GROW+.
Foto de destaque: Sérgio Ribas, diretor-presidente da Irani Papel e Embalagem.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.