* Por Thales Calmon
Ao passo que as empresas embarcaram na transformação digital nos últimos anos, algumas outras questões vieram à tona, a fim de garantir o sucesso dos negócios, com resultados visíveis e em constante crescimento.
Quando falamos das companhias, independentemente de sua área de atuação, sempre devemos nos lembrar das pessoas, que dedicam seus esforços diariamente, contribuindo com todo o conhecimento e habilidades pessoais para o desenvolvimento das mais variadas atividades.
E nesse ponto, sobre o capital humano, investir em sua capacitação e aprimoramento nunca é demais: sentindo-se valorizados e incluídos, esses profissionais tornam-se os ativos mais valiosos do negócio.
Educação continuada em evidência
Definida como um processo de aprendizado constante para que o profissional aperfeiçoe suas competências e conhecimentos, a educação continuada, voltada às evoluções tecnológicas, tem como objetivos manter a atualização e aprofundar suas habilidades, além de ser um dos melhores caminhos para que o colaborador se diferencie no mercado e visualize novas oportunidades de contribuição na própria companhia em que está inserido.
Os benefícios dessa estratégia são inúmeros, mas podemos destacar, entre os mais relevantes, suas contribuições em duas principais frentes: para o próprio profissional e para a organização.
Ao colaborador, a educação continuada em novas tecnologias promove a inclusão digital, independentemente da idade, geração ou conhecimento na área. Flexibilidade e qualidade de vida, ao contar com ambientes saudáveis, tecnológicos e estrategicamente integrados, são também alguns dos ganhos às pessoas.
Para a organização, a educação continuada facilita a gestão do tempo, produtividade nas entregas e otimiza as iniciativas dos setores de RH e treinamentos, ao passo que estimula a autonomia do profissional em buscar seu aprimoramento e desenvolvimento contínuos; pontos extremamente positivos quando se analisa seu impacto nas taxas de turnover e no sucesso da companhia como um todo.
Os caminhos para a capacitação
E para colocar em prática essa estratégia de aprimoramento, a boa notícia é que hoje já existem ecossistemas que atuam diretamente nessa frente, com videoaulas curtas e disponíveis 24 horas por dia para o colaborador fazer no seu tempo.
Por meio deles, as empresas que passaram pela transformação digital, conseguem aperfeiçoar suas equipes para que todos encarem de forma positiva as diversas evoluções em termos de ferramentas e métodos de trabalho.
Inclusive, essas mudanças só acontecem, efetivamente, quando todos os envolvidos estão engajados e não restam mais dúvidas sobre a máxima funcionalidade das novidades implementadas.
Além disso, essas novas soluções permitem definir uma trilha de aprendizagem para que profissionais de diferentes setores – como TI, marketing, vendas, RH, produção, administrativo, financeiro, jurídico, entre outros – consigam personalizar seu caminho de conhecimento de acordo com as tarefas, funções e desafios que fazem parte de sua rotina.
Em tempos que as soft skills seguem amplamente valorizadas pelo mundo corporativo, habilidades como liderança, criatividade, comunicação e trabalho em equipe são também algumas das mais estimuladas quando se investe em ecossistemas de educação continuada.
A escalada profissional pode ser contínua e, nessa jornada, manter os negócios e seus colaboradores sempre imersos nesta onda constante de evolução, é o caminho mais inteligente para um futuro disruptivo e exponencialmente próspero.
Thales Calmon é diretor da Gentrop, advisor em tecnologia e expert em transformação digital por meio de ferramentas e ecossistemas de inovação. Com mais de 25 anos dedicados à área de tecnologia, ele é um “incomodado”, de raciocínio lógico muito preciso, que encontra soluções inovadoras para todos os novos desafios.
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