A Medway, edtech que tem o propósito de melhorar a qualidade da assistência médica no Brasil, recebeu um aporte Series A de R$ 75 milhões. A rodada foi liderada pelo SoftBank Latin America Fund, com participação dos fundos GFC, EquitasVC, Aggir Ventures, Scale-Up Ventures (fundo Endeavor), Neuron Ventures, Allievo Capital e GrãoVC.
O aporte irá acelerar o crescimento da empresa com sua expansão nacional, lançamento de novos cursos, investimentos em tecnologia, contratação de novos profissionais e na melhora da experiência do aluno. Todos os produtos são oferecidos hoje em plataforma própria e no aplicativo Medway.
“Estamos focados em tornar a Medway a marca de confiança na jornada profissional de milhares de médicos e, por consequência, impactar a sociedade com a melhoria da qualidade do atendimento em saúde. Para isso, vamos acelerar ainda mais nosso crescimento com suporte de investidores de alta relevância”, afirma o médico Alexandre Remor, cofundador e CEO da Medway.
Alexandre reforça ainda que, só neste ano, o crescimento do portfólio inclui 10 novos produtos. Alguns focados na expansão nacional e outros específicos para os desafios da formação médica em determinadas regiões do país, incluindo pelo menos cinco estados do Sudeste, Nordeste e Sul.
A edtech, que cresceu 150% nos últimos 12 meses, começou com foco na produção de conteúdo preparatório para as provas de residência, uma das fases mais difíceis e transformadoras da carreira médica e que funciona como uma espécie de segundo vestibular que os estudantes de medicina prestam. Atualmente, mais de 40% dos aprovados nos processos seletivos de residência mais concorridos do Brasil, como USP, UNICAMP, Escola Paulista de Medicina, Hospital Albert Einstein, entre outros, foram alunos da Medway. A expectativa da empresa é dobrar a base de alunos até o fim de 2022, que hoje soma um total de mais de 10.000.
O investimento reforça a confiança de investidores internacionais na capacidade de inovação e crescimento da empresa no mercado de educação e saúde do Brasil. “A Medway já iniciou o processo de disrupção da educação médica no Brasil. O fato de ser fundada por médicos permitiu uma compreensão muito clara sobre os problemas da indústria e rapidamente a empresa conseguiu criar um produto nativo digital capaz de garantir a aprovação massiva nos melhores cursos de residência do Brasil”, afirma Marco Camhaji, sócio da área de early stage investments do SoftBank Latin America Fund.
“Ficamos impressionados com a qualidade dos fundadores e como empregaram a tecnologia para mudar a experiência dos médicos, ao dar acesso a um conteúdo proprietário de alta qualidade com abrangência nacional. A Medway cresce de forma consistente e em menos de cinco anos de vida conseguiu se consolidar como uma referência no mercado, o que nos deixa mais motivados é saber que este ainda é o início da jornada”, diz Camhaji.
Da residência médica para o empreendedorismo
A Medway foi fundada em 2017 por três especialistas em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), que se conheceram durante a residência. Graduados em faculdades de outras cidades do país, os sócios enfrentaram inúmeros desafios na jornada rumo à residência em São Paulo e identificaram algumas dores da área da saúde que impactam tanto a qualidade da formação, quanto no atendimento à população.
Por se destacar na inovação em educação médica no Brasil, a startup foi selecionada em janeiro de 2019, pela Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein. Em 2021, a Medway foi selecionada pela Endeavor para integrar o programa Scale-Up.
A equipe de colaboradores da empresa triplicou em 2021, somando hoje mais de 200 pessoas e com a expectativa de crescer ainda mais até o fim do ano com a chegada de profissionais de gestão, educação, produto, tech, marketing e médicos. Ao todo, os produtos da empresa já contam com o trabalho de um time de mais de 150 médicos das melhores instituições do país e que conhecem profundamente os desafios, dificuldades e necessidades do universo da medicina.
* Foto destaque: Alexandre Remor, cofundador e CEO da Medway, Micael Hamra, cofundador e CPO e João Vitor Fernando, cofundador e CMO.
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