O Descomplica, primeira EdTech brasileira a ingressar no mercado de ensino superior, anuncia nesta terça-feira, 22, a aquisição da UniAmérica, centro universitário sediado no Paraná e considerado pelo MEC (Ministério da Educação) uma das instituições de ensino mais inovadoras do País. Menos de um ano após ter lançado a sua vertical de ensino superior – a Faculdade Descomplica – e apenas quatro meses depois anunciar a maior rodada de investimentos já recebida por uma EdTech da América Latina – foram R$ 450 milhões -, o Descomplica avança em sua estratégia de se tornar uma referência nacional no segmento de ensino superior digital. “Nossa expansão se dá na velocidade das transformações por que passa a educação. Já havia uma mudança significativa na correlação de forças nesse mercado, que foi acelerada pela pandemia, e o Descomplica está muito bem posicionado: somos referência em educação digital, oferecemos os cursos mais procurados e, agora, com a UniAmérica, ganhamos agilidade para expandir ainda mais a nossa atuação”, afirma Marco Fisbhen, CEO do Descomplica.
Em pouco mais de um ano de operação, a pós-graduação do Descomplica já é uma das maiores do Brasil, com mais de 55 mil alunos matriculados, enquanto a graduação da Faculdade Descomplica possui 100% das vagas preenchidas. A aquisição da UniAmérica é o primeiro movimento de um plano agressivo de expansão, com objetivos de investimentos que somam cerca de R$ 1 bilhão nos próximos três anos, tanto no crescimento orgânico quanto por meio de novas aquisições. Nesse período, a marca pretende se tornar a maior instituição de pós-graduação do Brasil e conquistar ainda mais espaço na graduação, com uma proposta de valor que alia inovação tecnológica, metodologias modernas de ensino e a oferta das carreiras mais buscadas atualmente, principalmente nas áreas de engenharia, tecnologia e negócios.
“Nossa proposta sempre foi contribuir com a sociedade ao oferecer uma educação digital de qualidade e que cumprisse com o verdadeiro papel de uma Faculdade: focar na empregabilidade e geração de renda para o aluno, não apenas na sua formação e em um diploma. Os investimentos que faremos nos próximos anos vão multiplicar por dez a nossa participação no mercado universitário. Com a UniAmérica que, assim como o Descomplica, é reconhecida pelo ensino de excelência e pela inovação, damos mais um passo significativo nessa direção”, afirma Daniel Pedrino, Presidente da Faculdade Descomplica.
Com a chegada da UniAmérica, a Faculdade Descomplica passa a contar com uma instituição reconhecida pela qualidade e inovação do seu modelo acadêmico, excelência no uso de metodologias ativas e tecnologias aplicadas à educação e um corpo pedagógico experiente, elementos que contribuirão sobremaneira nos objetivos do Descomplica em ofertar produtos inovadores. Com a aquisição, o braço de ensino superior do Descomplica multiplica em seis vezes o seu portfólio, passando dos atuais 4 cursos para 22 opções de graduação.
“Enxergamos no Descomplica o parceiro ideal para continuarmos o desenvolvimento de projeto de longo prazo da UniAmérica. Temos uma sinergia de valores que é muito importante, como acreditar na educação como força transformadora e na tecnologia digital como um grande caminho para o ensino superior”, diz Ryon Braga, Reitor da UniAmérica. “A capacidade de inovação do Descomplica aportará conteúdo de qualidade à UniAmérica, além de tecnologias inovadoras e pessoas apaixonadas pelo setor de educação, algo que entendemos como fundamental para consumarmos esta união”, afirmou.
Como ficam as equipes
A UniAmérica segue com a oferta dos mesmos cursos presenciais que já possui, bem como o mesmo grupo de coordenadores e professores, com Ryon à frente da reitoria da instituição. A Faculdade Descomplica também permanece com o mesmo corpo de colaboradores e com Daniel Pedrino liderando a unidade de negócios.
Crescimento
Com 5 milhões de alunos por mês em todas as suas frentes educacionais, o Descomplica atua de maneira 100% online. Com a Faculdade Descomplica, a instituição consolidou um novo modelo de educação superior, diferenciando-o do ensino à distância atual e aliando professores de qualidade, entretenimento e tecnologia de ponta aos estudos. “Quando lançamos a Faculdade, em 2019, estreamos com a nota máxima concedida pelo MEC, enquanto nossa pós-graduação também se firmou e cresceu mais de 10 vezes. A aquisição que estamos anunciando nos permitirá ampliar portfólio, número de vagas e efetivamente levar um ensino inovador a milhões de estudantes”, diz Pedrino.
Com a aquisição da UniAmérica, o Descomplica dá sequência aos objetivos acordados com os investidores no início do ano. Entre eles estão o aumento do número de colaboradores da EdTech – hoje já alcançando mais de 750 pessoas. “Queremos construir a maior faculdade do Brasil, chegando rapidamente a um milhão de alunos no modelo 100% digital. Para isso, seguiremos apostando no que entendemos que é fundamental para engajar os estudantes: uma pedagogia digital habilitada por tecnologia, que nos ajuda a levar educação a alunos de diferentes locais do país e de diferentes classes socioeconômicas”, completa Fisbhen.
Foto de destaque: Marco Fisbhen, CEO do Descomplica.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.