* Por Emerson Spina
Certamente, você já se perguntou se a comunicação do seu site ou e-commerce é eficiente, não é? Será que ele atrai a atenção do shopper e faz com que ele navegue por todo o conteúdo? Será que a forma como a informação é apresentada está colaborando ou atrapalhando na hora de vender um produto?
Essas são perguntas essenciais para garantir um bom entendimento entre a marca ou indústria e o consumidor. Mas é possível saber se a comunicação no site é eficiente? Com certeza! Uma das ferramentas mais utilizadas para medir a eficiência de uma página é o mapa de calor.
Também conhecido como heatmap, essa tecnologia é capaz de rastrear o interesse do shopper por meio do movimento do mouse ou do toque do dedo (em dispositivos com tela sensível ao toque) enquanto o usuário interage com o site.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Por exemplo, em uma vitrine digital dentro de um e-commerce, é possível compreender o que funcionou melhor na comunicação da peça produzida através do comportamento de leitura do shopper. As áreas em vermelho ou com cores mais intensas indicarão o que mais chamou a atenção do consumidor naquela vitrine. Essas áreas são as que mais atraem nossos olhos.
Com base nos resultados dessa análise e nos dados gerados, é viável ajustar uma comunicação que não tenha sido muito assertiva, uma promoção ou oferta de produto. Além disso, é possível compreender o comportamento do consumidor em relação à sua peça publicitária.
O mapa de calor fornece dados valiosos para aplicar novas estratégias no site e gerar um call to action. Se você sabe o que mais despertou interesse no seu consumidor, adicione a essa área uma chamada para ação, um botão “compre aqui” ou algo relevante para aproveitar essa valiosa atenção do shopper.
Utilizar os dados gerados pelo mapa de calor em benefício do negócio garantirá muita precisão na forma como a sua comunicação atinge o público-alvo, impulsionando seus negócios.
É importante utilizar todas as tecnologias disponíveis para melhorar os resultados de vendas. Os mapas de calor representam uma peça fundamental para assegurar que a comunicação com o consumidor seja perfeita e direcionada para esses objetivos.
* Emerson Spina é CCO da STANDOUT, martech de trade marketing digital, que auxilia marcas e indústrias a se comunicarem diretamente com seu público-alvo no último ponto de contato digital, que é a página de produtos dos e-commerces.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.