* Por Marcelo Navarini
Com a chegada do mês de maio, muitas pessoas começam a realizar preparativos para passar um domingo especial com suas mães, afinal, no dia 8 é celebrado o dia delas. A data que é conhecida por vir acompanhada de diversos sentimentos e emoções positivas, também é sinônimo de grandes oportunidades dentro de diversos setores do mercado.
A preparação prévia para datas comemorativas é algo natural para grandes marcas, mas os micro e pequenos empreendedores também devem se preparar para não deixar oportunidades como essa passar, afinal há uma expectativa e um desejo da maior parte da população para voltar a celebrar datas da mesma forma que fazíamos nos dias antes da pandemia do coronavírus.
Com os casos de Covid cada vez mais controlados devido ao avanço da cobertura vacinal, as pessoas estão animadas e predispostas para passar um dia especial com suas mães. Em um estudo realizado pela Behup foram entrevistadas diversas pessoas e foi realizada uma análise comparativa com os dois últimos anos.
Segundo a pesquisa, 71% dos entrevistados pretendem celebrar a data, valor superior à 2021, que contava com 65%, e à 2020, com 61% de interessados. Quando analisamos o índice de intenção de compra, vemos dados ainda mais animadores para os vendedores: 76% dos entrevistados pretendem presentear suas mães. O número representa crescimento de interesse considerável quando vemos que em 2021, apenas 59% relataram ter essa intenção.
Um setor que deve aproveitar bem o Dia das Mães é o de moda e vestuário. Segundo a mesma pesquisa, 26% das pessoas que afirmaram querer presentear suas mães irão atrás de roupas, enquanto 15% buscarão calçados e 13% devem procurar acessórios. Esses números mostram que mesmo com mudanças no comportamento do consumidor, esse setor ainda puxa a fila quando se trata desta data comemorativa.
O mercado de moda, vestuário e acessórios tem se movimentado bastante por conta do recente “boom” de novos empreendedores. Segundo Eduardo Cristian, CEO da empresa Costurando Sucesso, voltada a cursos e mentorias para empreendedores desses segmentos, há uma abertura cada vez maior de empresas dessas verticais neste formato de constituição jurídica.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a indústria têxtil e de confecção teve faturamento estimado de R$ 194 bilhões em 2021. Na comparação com 2020, a produção dos têxteis (insumos) aumentou 12,1% e das confecções, 15,1%.
Outro índice que vale ser levado em consideração para o Dia das Mães é a expectativa de vendas. Em 2022, a maioria dos consumidores afirma que deve gastar o mesmo valor que gastaram no ano passado. A princípio isso pode parecer um tanto quanto desanimador, porém, em 2021, houve um crescimento tanto no varejo físico quanto no e-commerce. Nas lojas físicas, o crescimento foi de 6% em relação a 2020, de acordo com a Serasa Experian. Já no varejo on-line, o crescimento foi de 14% no mesmo período, segundo a Neotrust.
As empresas de pequeno porte podem inclusive aproveitar a maior proximidade com seus clientes, através de ofertas bem assertivas e campanhas de marketing locais, pois normalmente há uma maior proximidade com seus clientes e isso pode ser transformado em um diferencial em relação às grandes marcas que possuem maior apelo de comunicação.
Em um momento de desaceleração econômica, os empreendedores devem se preparar com otimismo e intensificar os esforços para garantir um bom faturamento em uma data que, além de carregar um valor importante de gratidão para a maioria dos brasileiros, também é repleta de oportunidades dentro do mercado.
Marcelo Navarini é COO do Bling, sistema de gestão do Grupo Locaweb. O executivo é Administrador e Mestre em Economia Internacional. Antes do Bling, Navarini atuou como Investment Officer na CRP Cia de Participações, em transações de Venture Capital e Private Equity, além de outras experiências em empresas do setor financeiro e de bens de consumo. Atualmente acumula, também, o cargo de Diretor de Operações da Pagcerto.