O Descomplica, edtech voltada para o mercado de ensino superior, fechou nova rodada de R$ 450 milhões, co-liderada pelos fundos de investimento Invus Opportunities e SoftBank, com participação do fundo Valor Capital Group, da Península Participações, a Chan Zuckerberg Initiative (CZI) e Amadeus Capital Partners. The Edge, guitarrista da banda irlandesa de rock U2, também participou da rodada.
Maior rodada de investimentos de uma EdTech na América Latina, os recursos serão direcionados para a Faculdade Descomplica, além de aquisições, crescimento de portfólio e desenvolvimento de produto. “Queremos construir a maior faculdade do Brasil, chegando rapidamente a um milhão de alunos no modelo 100% digital. Oferecemos modelos inovadores e capazes de inserir o aluno diretamente no mercado de trabalho”, diz Marco Fisbhen, CEO do Descomplica.
“Nossa pedagogia digital é totalmente habilitada por tecnologia. Durante todas as aulas, nossos estudantes reagem em tempo real ao conteúdo e recebem materiais apropriados, de acordo com os seus sentimentos e nível de compreensão da matéria. Essa é apenas a ponta do iceberg e, ao operar na fronteira entre tecnologia, educação e mídia, somos muito orgulhosos do nosso propósito, de que aprender é realmente pra todo mundo, independente das realidades socioeconômicas de cada um”.
O que dizem os investidores
“O Descomplica é um salto enorme na educação do Brasil, com potencial para ajudar milhões de pessoas a entrarem no mercado de trabalho e mudando efetivamente a vida delas para uma realidade que antes julgavam inacessível”, comenta David Kahane, Sócio da Invus Opportunities.
“Estamos entusiasmados em apoiar o Descomplica, que leva educação de qualidade para o mercado de massa, movido por tecnologia, a milhões de brasileiros”, diz Paulo Passoni, Managing Investment Partner do SoftBank.
“O Descomplica há anos vem mudando o panorama da educação no Brasil e estamos muito comprometidos com seu crescimento nos próximos anos. Acreditamos numa estratégia de investimento de ciclo de vida completo e apoiamos a empresa desde o início”, comenta Antoine Colaço, Sócio-Diretor do Valor Capital Group.
Crescimento
Com 5 milhões de alunos por mês em todas as suas frentes educacionais, o Descomplica atua de maneira 100% online. “Consolidamos definitivamente um novo modelo de Faculdade, diferenciando-o do ensino a distância atual, aliando professores de qualidade, entretenimento e tecnologia de ponta”, comenta o Presidente da Faculdade Descomplica, Daniel Pedrino.
“Ao lançar a Faculdade Descomplica no ano passado, estreamos com a nota máxima concedida pelo MEC, enquanto nossa pós-graduação também se firmou: cresceu mais de 10 vezes e hoje conta com 30 mil alunos. Toda a inovação em educação e tecnologia que estamos levando ao mercado nos permite vislumbrar a entrega de um ensino inovador a milhões de estudantes”.
Ao longo do ano, o Descomplica dobrou o número de funcionários e hoje já chega a quase 600 colaboradores – além de contar com 100 vagas abertas no momento. A edtech está presente em múltiplas vertentes de ensino, entre elas: Enem e Vestibulares, graduação e pós-graduação. Com a rodada, o Descomplica busca acelerar ainda mais a sua atuação no ensino superior, prevendo a expansão acelerada de cursos de graduação e pós-graduação, crescendo organicamente e também por meio de aquisições de tecnologias e faculdades.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.