* Por Daniella Doyle
Abrir um negócio do zero é uma tarefa desafiadora para os novos empreendedores que desejam conquistar um espaço no mercado. E para alcançar esse objetivo, os novos players precisam se fazer presentes, não apenas com o desenvolvimento de produtos ou serviços criativos, mas também com a construção e consolidação da identidade de sua marca, e uma estratégia crucial que fortalece essa noção está no que é conhecido dentro do marketing como “naming”.
O naming corresponde ao termo da comunicação voltado às técnicas utilizadas para nomear projetos variados, sejam eles marcas, serviços, produtos etc. O nome do negócio, na maioria das vezes, será responsável pela primeira impressão e agrega o valor que o cliente terá de uma marca. Isso por si só já mostra a importância que esse processo denota.
Para alcançar um nome de impacto para a marca, é recomendado que os empreendedores dediquem esforços no processo do naming. Pesquisas realizadas dentro do contexto do mercado que está prestes a ser desbravado são extremamente importantes para compreender o que já foi feito.
Também é importante manter a noção de que, quanto mais tempo o nome for trabalhado, mais consolidado ele será no mercado. Por isso, o ideal sempre é mirar em algo que consiga transcender as evoluções que a marca estará sujeita, de forma com que ela continue sendo popular quando passar a atender em mais de um estado, por exemplo.
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A coerência com o que é ofertado também podem ajudar a fortalecer o nome de forma com que novos clientes sejam atraídos à sua marca buscando palavras-chave atreladas ao seu negócio. Outros aspectos que valem o destaque estão no significado por trás do nome, que de preferência deve ser compreendido pelo cliente sem o auxílio de pesquisas, e na sonoridade que o nome terá, pois a marca não deve ser atrativa apenas no aspecto visual.
Antes de trabalhar toda a identidade visual atrelada ao nome criado, é extremamente importante que seja consultado se já há alguma marca registrada que seja igual ou semelhante ao que foi definido. Para isso, é aconselhado que seja realizada uma busca através do portal INPI. Dessa forma, é possível pesquisar nomes exatos ou semelhantes.
O processo de checagem é crucial, pois no Brasil há a Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279 / 96) que proíbe o registro de uma marca que reproduza ou imite outra já registrada previamente. Caso isso não seja cumprido, o responsável pela “cópia” estará sujeito a multa ou detenção de um a três meses. Após todo o estudo e o processo que corresponde ao naming, o empreendedor deve realizar o restante das etapas burocráticas que envolvem a criação e o registro de seu novo negócio.
Por mais que existam dicas e noções que devem ser seguidas para obter sucesso com o naming, essa estratégia de marketing, assim como as outras, não tem uma receita pronta que garantirá o sucesso, e é por isso que o investimento na área com profissionais qualificados no seu segmento sempre será vital para o sucesso de uma marca, seja ela consolidada ou prestes a começar a conquistar o mercado.
Daniella Doyle é head de Marketing do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company. Com vasta experiência em cargos de gerência ao longo da carreira, Daniella tem especialização em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios, Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégicos e Gestão Estratégica de Marketing, entre outros.
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