*Por Danilo Pecorari
Geralmente, quando debatemos o avanço de novas tecnologias sobre a realidade operacional de inúmeras empresas, a figura dos dados sempre é um componente em comum, como um fator preponderante para o sucesso de medidas e inovações que mirem o avanço digital. No contexto do departamento financeiro e de faturamento, em que, cada vez mais, se mostra fundamental oferecer ferramentas para que o cliente tenha uma experiência positiva, o uso analítico de informações é essencial para garantir uma jornada financeira engajadora e sem atrito.
Não por acaso, um estudo divulgado pela Accenture colocou os dados em uma posição de destaque para o impulsionamento e o crescimento de organizações globais. Fato é que, para lideranças engajadas com o que há de mais transformador no mercado tecnológico, adotar uma postura de inteligência analítica deixou de ser algo secundário, para se consolidar como um modus operandi de teor obrigatório.
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Para os departamentos financeiros, isso significa priorizar o conceito de Financial Customer Experience Management – Gestão da Experiência Financeira do Cliente – como uma diretriz para o relacionamento com os clientes. Na prática, por meio de um sistema de análise, inteligência e validação dos dados, aproveitando, ainda, a flexibilidade de uma comunicação omnichannel, a equipe terá condições de oferecer uma jornada informacional sem erros, ruídos ou entraves para a satisfação do consumidor. Como resultado, é esperado que os índices de engajamento deem um salto considerável. Além de identificar tendências e padrões, que tragam insights valiosos para abrir novas oportunidades de negócio dentro do processo financeiro.
A empresa em plena sintonia com o consumidor
Hoje, sob a perspectiva de companhias interessadas em construir um ambiente digital e personalizado capaz de reformular a gestão de dados da comunicação financeira, é importante reconhecer o diferencial de se contar com um parceiro 100% dedicado ao universo de tecnologia, que apresente funcionalidades e facilidades extremamente competitivas. Em muitos casos, ao invés de executar um projeto amplo de desenvolvimento interno, é preferível contratar uma solução específica e delegar o processo para empresas especializadas.
Além de maximizar o uso da tecnologia e suas possibilidades, esse movimento traz maturidade para que a mudança ocorra a nível cultural, transcendendo o aspecto operacional e reunindo os requisitos necessários para que a companhia consiga avançar com pautas estratégicas. Utilizando como base uma plataforma que entregue uma visão abrangente de todas as etapas do tratamento dos dados financeiros, o modelo de relação funcionará de modo personalizado, a partir da criação de parâmetros confiáveis e, principalmente, condizentes com o contexto de cada cliente.
Nós sabemos que, hoje, proporcionar um serviço ou produto qualificado não é o bastante. A experiência está no centro de tendências e investimento prioritário das empresas, e o público, enquanto parte interessada em uma comunicação que enxergue o indivíduo e suas particularidades, tem observado o segmento financeiro das empresas com um olhar de exigência e atenção. Portanto, mais do que nunca, chegou a hora de lideranças confirmarem a inteligência de dados como a base para iniciativas atrativas, inserindo, dessa vez, o potencial tecnológico a favor de uma área crucial para a integridade e o desempenho de todo e qualquer negócio.
*Danilo Pecorari é CEO da :hiperstream. Com vasta experiência em Tecnologia da Informação, já atuou em segmentos como Marketing Digital, E-commerce, Gestão Corporativa e Inteligência de Dados.
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