* Por Thales Calmon
À medida que a transformação digital avança nas empresas, a necessidade por novas ferramentas de software e aplicativos segue a mesma toada. Uma vez que a integração dos departamentos caminha a passos largos, promovida por soluções como as dos ecossistemas de inovação e todas as suas funcionalidades, novas possibilidades de evolução e melhorias compõem grandes insights dos times, agora, muito mais colaborativos e empoderados.
Pensando nas estruturas organizacionais atuais, em nível Brasil, todas essas propostas que envolvem a tecnologia, seja a criação de uma nova plataforma, seja a correção de um bug, algum ajuste fino, entre outras situações, a equipe de TI é prontamente acionada para absorver tal demanda. Mas como ficam as empresas que não contam com um time de especialistas, disponíveis para abraçar essas necessidades?
Indo um pouco além, quando olhamos para os talentos desses departamentos, a dificuldade de contratação torna-se um gargalo para resolver essas pendências. Inclusive, essa é uma preocupação levantada por órgãos do setor como a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, que estima um déficit desses profissionais em 260 mil até 2024.
A boa notícia é que toda essa onda de inovação trouxe novas formas para o desenvolvimento de sistemas, aplicativos e sites, permitindo que citizen developers consigam assumir essa tarefa de maneira simples e otimizada, entregando um trabalho além do esperado. Plataformas Low-Code e No-Code são as chaves para esse futuro que já bate à porta das culturas organizacionais.
Aportando autonomia aos diversos departamentos e seus colaboradores, a criação dessas plataformas utiliza pouco (low) ou nenhum (no) código de programação, combinando automação e cloud computing. Soluções que já otimizavam o trabalho de desenvolvedores há alguns anos e que agora empoderam ainda mais os demais setores corporativos, desburocratizando e eliminando etapas desse processo criativo ou de suporte.
Praticidade, agilidade, economia de tempo e recursos, além de injetar uma boa dose de personalização a cada nova ferramenta criada são alguns dos inúmeros benefícios garantidos por essas novas tecnologias. E mais: algumas dessas plataformas inteligentes já fazem parte das funcionalidades dos ecossistemas de inovação mais avançados, o que permite a construção de novos aplicativos, capazes de unificar dados, rotinas de trabalho e todas as soluções que fazem parte desse ambiente digital em um único canal.
Personalização, valor agregado e acessibilidade. Seu negócio está pronto para crescer exponencialmente, direcionado por essas premissas?
Thales tem um perfil empreendedor nato e ajuda empresas a se reinventarem fazendo o melhor uso das tecnologias de marketing, desenvolvendo o que existe de melhor nas soluções atuais de mercado. Com mais de 25 anos dedicados à área de tecnologia, ele é um “incomodado”, de raciocínio lógico muito preciso, que encontra soluções inovadoras para todos os novos desafios.