* Por Emerson Spina
Diante da necessidade de marcas e indústrias pensarem em estratégias de retenção e ativação de clientes no comércio eletrônico, o trade marketing digital acaba por ser uma prática indispensável para atrair a atenção do shopper, vendas e ter um bom relacionamento com ele.
O trade marketing digital é toda a comunicação que existe nesta “última milha”, bem pertinho da decisão do shopper de “colocar o produto no carrinho ou não” em um e-commerce. O uso dessa estratégia, por meio de tecnologias, é uma das formas das indústrias tornarem o comércio digital mais efetivo e ao mesmo tempo ter presença e ativação com o cliente.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Uma forma de fazer isso é as marcas e os varejos digitais aplicarem estratégias que mostrem como os produtos e serviços podem agregar valor à vida dos consumidores e para isso o shopper precisa ter acesso a informação. Um produto na home principal em falta, sem imagem ou com informações incompletas é o mesmo que uma prateleira vazia na loja física.
O uso de vitrines digitais é uma estratégia para a aplicação do trade marketing digital no e-commerce. A partir dessa ferramenta é possível gerar mais interesse e engajamento durante a navegação e pode resultar em um aumento médio de 60% na conversão em vendas.
Ter conteúdos enriquecidos no comércio eletrônico otimiza a jornada de compra do shopper e proporciona uma comunicação assertiva, pois nela contém dados que ajudam o consumidor a entender a usabilidade ou aplicabilidade de um produto, por exemplo. Consequentemente, informações nesse nível contribuem para que a venda se concretize.
* Emerson Spina, CCO da STANDOUT
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.