*Por Eduardo Tardelli
Encontrar bons fornecedores pode ser considerado um dos maiores desafios para o meio empresarial. Isso porque, a escolha de terceiros confiáveis e qualificados, que atendam a uma série de pré-requisitos de segurança e compliance, é fundamental para garantir o sucesso de uma organização.
Afinal, nenhuma empresa deseja se relacionar com possíveis irregularidades e situações ilícitas que podem, de alguma forma, serem prejudiciais para a sua imagem. Diante disso, podem sugerir dúvidas sobre como as companhias são capazes de checar se os fornecedores não trarão prejuízos futuros?
Basicamente, isso pode ser feito graças à implementação de ferramentas tecnológicas especializadas capazes de ajudar o setor de compliance a fazer uma completa análise de terceiros. Por meio delas, as empresas podem coletar informações financeiras, jurídicas e até mesmo socioambientais do fornecedor em potencial e fazer uma análise de risco completa. Além de automatizar o processo de busca e estruturação de dados, com tecnologia é possível fazer as verificações de forma muito mais abrangente e menos custosa, tornando o processo de homologação, por exemplo, mais eficiente.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Podemos citar o exemplo do setor financeiro, que lida constantemente com uma série de leis e normas e pode ser foco de tentativas de atividades ilícitas como casos de fraudes, por exemplo. Para evitar qualquer tipo de imprevisto, é fundamental que a companhia invista em formas de garantir a transparência quando se trata da relação com terceiros.
E é aí que entra a área compliance, que fica responsável por garantir que qualquer tipo de relação com o fornecedor esteja de acordo com os códigos de conduta e ética da companhia. Ela é capaz de desenvolver ações internas de prevenção à fraudes, critérios para processos de seleção de terceiros, evitar perdas e fazer auditorias.
Dessa forma, é possível entender se todas as normas e diretrizes estão sendo cumpridas pelos fornecedores e tomar medidas necessárias, caso seja encontrado algum tipo de irregularidade. Diante disso, é impossível negar que a tecnologia chegou para ser uma grande aliada na contratação e no monitoramento de terceiros.
Graças a ela, as empresas conseguem reduzir consideravelmente os problemas e garantir uma operação segura e totalmente transparente junto à sua cadeia de fornecedores, alcançando os melhores resultados no mercado e, consequentemente, se destacando diante da concorrência.
Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, empresa de tecnologia que desenvolve soluções para busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) da internet e outras bases de conhecimento.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.