* Por Felipe Maia
Hoje é o Dia do Contador. Instituído em 1945 pelo então presidente Getúlio Vargas, a data marcou a criação do primeiro curso superior de contabilidade 一 antes, só existiam cursos técnicos para a profissão.
Além disso, o dia 22 de setembro foi escolhido por ser o dia de São Mateus. Judeu, o apóstolo realizava a coletoria de impostos para o governo romano. Vale lembrar que o profissional de contabilidade possui atribuições mais amplas do que essas.
Entre as principais tendências deste mercado está o BPO Financeiro (Business Process Outsourcing), na qual ocorre a terceirização de processos financeiros com o objetivo de ter maior eficiência na gestão financeira. Segundo estudo da Global Technavio, a demanda por este serviço deve crescer 14% até 2024.
No Brasil, só 10,5% contam com este serviço. Este dado foi levantado pela desenvolvedora vhsys, que constatou que 83,6% das empresas não conhecem esta possibilidade. Destas, 75,5% fazem os serviços contábeis por conta própria.
Ou seja: há demanda para o serviço, com a expectativa dos investimentos em BPOs ultrapassarem a marca de US$ 237 bilhões no mundo todo 一 dados da Grand View Research. Mas quais os principais desafios deste profissional?
1 – Se antenar às mudanças na legislação
A legislação contábil brasileira possui mudanças constantes. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), mais de 5,4 milhões de normas legislativas foram editadas desde 1988, quando foi criada a Constituição Federal. Ou seja: cerca de 769 por dia útil.
Por isso, um dos principais desafios do BPO Financeiro bem sucedido é acompanhar todas as alterações. Seja nas mudanças da CLT ou emissão de notas fiscais e até mudanças de prazos, é imprescindível estar atento às novas regras para oferecer um bom serviço.
Esta atualização do profissional contábil pode ser feita através de cursos, palestras e publicações especializadas.
2 – Diminuir a inadimplência
Em meio à crise econômica em que o mundo vive após a pandemia de Covid-19, alta da inflação e do dólar e a guerra na Ucrânia, a inadimplência disparou. Segundo o Serasa, 67,6 milhões de brasileiros são afetados 一 e é claro que isso respinga nas empresas.
Por isso, é essencial que o BPO financeiro faça uma análise de fluxo de caixa, ajudando a empresa a entender todos os gastos operacionais e com insumos. Desta forma, é possível saber onde cortar gastos.
Isso ajudará a ter um orçamento mais enxuto, além de maior clareza sobre todos os pagamentos a serem feitos. E, é claro, avaliar a necessidade de contratar um empréstimo.
3 – Utilizar ferramentas de gestão financeira
Em meio a tantas responsabilidades, o BPO Financeiro precisa usar as ferramentas adequadas para fazer o trabalho render. Afinal, este profissional lida com uma vasta gama de documentações, cálculos prazos e clientes 一 e não dá pra se perder em meio a tudo isso.
Por isso, o uso de um sistema de gestão financeira facilita a terceirização financeira. Afinal, esta ferramenta oferece maior praticidade e controle, agilidade na emissão de notas fiscais, dando segurança e dados para uma gestão financeira mais eficiente.
4 – Adquirir novos clientes
Como o mercado contábil está aquecido, conquistar clientes é cada vez mais desafiador. Por isso, é crucial investir também em prospecção para trazer novas empresas para contratarem os serviços de BPO Financeiro.
Investir em Marketing Digital para Contadores é uma solução cada vez mais usada por profissionais da área. Seja com perfis em redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn ou até investindo em conteúdos no YouTube, podcasts e blogs, esta estratégia ajudará a dar maior oferta de serviços ao profissional 一 e, é claro, mais dinheiro.
* Felipe Maia é especialista em SEO e com mais de uma década de experiência com conteúdos digitais.