* Por Tiago de Bortoli e João Pedro Lottermann
Startups que lidam com setor automotivo continuam a evoluir e se destacar como um dos principais setores da economia global. Os avanços tecnológicos recentes, juntamente com a inovação e a criatividade, têm permitido que as empresas deste setor atinjam um nível de sucesso surpreendente em todo o mundo. No entanto, o mercado de startups no setor automotivo não se limita a empresas de tecnologia da informação ou apenas de veículos elétricos. Serviços de vistoria e perícia veicular estão crescendo rapidamente e se tornando uma parte importante do mercado de startups no setor automotivo.
Segundo os últimos dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2021, foram mais de 18 milhões de carros usados transacionados, e apenas 3,4 milhões novos. Esses números mostram a expressividade do setor e a importância de serviços para consultoria de compra e uso de veículos no país, além de gerar um mercado mais especializado. Essa foi a oportunidade para empresas que queriam se especializar ou já eram especializadas em serviços de consultoria automotiva, perícia e vistoria veicular.
Ambas as partes, compradores e vendedores, precisavam atestar a qualidade de seus veículos em uma negociação. O vendedor quer provar que seu veículo realmente vale o que pede, e um comprador quer a certeza de que vai comprar um veículo sem dores de cabeça no futuro. Serviços de vistoria e perícia veicular são fornecidos por empresas especializadas que ajudam proprietários de veículos a garantir que seus carros estejam em boas condições de operação. Esses serviços incluem inspeções de segurança veicular, avaliações de danos, reparos mecânicos e serviços de perícia para ajudar os proprietários a determinar se o veículo requer manutenção ou não. Além disso, as consultorias também oferecem suporte técnico especializado para garantir que os clientes obtenham a melhor experiência possível com seus veículos.
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Perspectiva de expansão e crescimento
O mercado de carros usados vinha de um forte crescimento no período pré-pandemia, de acordo com um relatório da Associação Nacional dos Revendedores de Veículos Automotores (ANFAVEA) de 2019. Nos últimos 2 anos, o mercado brasileiro tem tentado se recuperar do choque pós-pandemia, com uma expectativa positiva para 2023. Segundo especialistas, podemos esperar por um aumento nas vendas de carros 0Km e, consequentemente, de carros usados. Muito disso é devido à demanda reprimida desde 2020. Foi desse cenário de crescimento que, em 2020, surgiu a AutoInsp.
Naquela época, um mercado que já iniciava uma transição para o on-line por meio de e-commerces famosos como Kavak, Web Motors e até o Mercado Livre, foi forçado a mudar radicalmente com a pandemia. Dessa forma, a maneira como o comércio funcionava precisou se adequar, assim como o mercado de veículos, que passou a ter ainda mais presença digital.
Com isso, a preocupação do usuário passou a ser ainda maior. Como confiar que aquela informação em um anúncio era verdadeira? Existia uma lacuna de confiança entre o vendedor e comprador. Pessoas mal intencionadas poderiam se aproveitar dessa nova realidade para aplicar golpes. Além disso, há uma parcela enorme de pessoas que não detém o conhecimento necessário para avaliar o estado real do seu veículo. Mesmo em uma negociação sem partes mal intencionadas, a incerteza era muito grande.
Ainda existe uma indefinição no mercado para 2023 por conta de todo o contexto político atual, porém, a previsão da empresa é positiva. Em novembro de 2022 nós buscamos maior tração de mercado e realizamos a primeira rodada pré-seed, com foco em melhorar o time de captação B2B e ampliar o marketing local de conscientização e topo de funil.
Com essa recente investida, o time está a todo vapor, somando resultados cada vez mais consistentes no Centro-Oeste e estruturando o plano para expansão e lançamento de marketing nacional com reforço do time tecnológico. Esse será o tema da rodada pré-seed que será aberta em julho/2023 com previsão de captação de R$ 6 milhões. Essa rodada permitirá a expansão para grandes centros automotivos como São Paulo, Belo Horizonte e a região Sul do país.
Desafios
O nosso maior desafio foi identificar e programar um padrão entre os golpes e panes mais comuns do mercado, criando uma base científica e inteligente para processamento dos dados captados pelos técnicos em uma ponta, e traduzir esses dados em informações relevantes para os engenheiros que recebem a informação e emitem laudo técnico.
Anteriormente, um profissional do Rio Grande do Sul poderia ter uma análise totalmente diferente de outro perito na Paraíba. Não havia nenhum sistema ou tecnologia que direcionassem a tradução da experiência e da habilidade de engenharia automotiva para guiar os profissionais dessa área. O que era um grande problema, se tornou uma oportunidade e um novo negócio.
Jornada de sucesso
Com seu MVP validado e um atendimento especializado de ponta a ponta, a AutoInsp hoje – mesmo com apenas 2 anos de história – é a empresa de vistorias mais bem avaliada do Centro-Oeste, utilizando tecnologia para entregar à sociedade laudos técnicos com capacidade de garantir a qualidade de um veículo e/ou sustentar uma tese de disputa. O modelo de negócio da nossa empresa “uberizou” profissionais que atuam no mercado de consultoria, perícia e vistoria, criando uma rede de peritos capacitados para coletar os dados de um veículo de forma orientada.
Trabalhamos mensalmente com centenas de pedidos de vistoria para pessoas físicas e ainda fornecemos uma gama de serviços para outras empresas do setor automotivo como concessionárias, locadoras de veículos, escritórios de advocacia e empresas seguradoras e de proteção veicular. Inclusive, o braço B2B da empresa está se tornando cada vez mais relevante e está nos planos para expansão em um futuro próximo.
* Tiago de Bortoli e João Pedro Lottermann são engenheiros de automóveis e sócios da AutoInsp
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