O Sabiar não vende viagens, mas experiências. O site reúne cursos rápidos para viajantes que querem conhecer melhor a cultura local. O portal ajuda no planejamento de viagens e as aulas oferecidas podem ser de fotografia, culinária, artes e esportes, pré-agendadas, para serem cursadas durante o período de viagem.
A empreendora Adriana Lima contou mais sobre o projeto que em ano de Copa tem grande potencial de mostrar melhor o país para estrangeiros. Veja.
A empresa já funciona oficialmente?
Sim, desde dezembro do ano passado. Eu passei seis meses estudando o modelo de negócio. No começo era um teste e nos três primeiros meses tentei reunir a maior quantidade de cursos e no começo de março já tinha mais de 30 cursos e em maio vamos reestruturar um pouco a plataforma, melhorar a tecnologia, o processo de compra. No dia15 de maio já devemos apresentar a primeira mudança.
Quantos cursos já foram vendidos desde a abertura do site?
Vendemos uma média de 30 cursos por mês. Quando lançamos o site, ele estava focado em público estrangeiro, hoje o preço é em dólar e só tem Paypal como forma de pagamento, mas os brasileiros já mandaram email sobre a forma de pagamento, pedindo mais forma e colocar o preço também em real e adicionar o português como língua (era só inglês).
Vocês procuram cursos já existentes ou organizam cursos?
Vendemos experiências culturais tanto para brasileiros como para estrangeiros. A ideia é fazer a pessoa aprender uma coisa nova porque hoje ninguém tem tempo para essas coisas. Combinamos esses fatores para a pessoa aprender algo novo na cidade em que estão visitando. Alguns cursos desenvolvemos do zero e outros são parcerias com cursos que já existiam. Além dos curtos trabalhamos com pacotes. Temos no México e na Espanha que são as aulas de culinária mais a hospedagem e logo estaremos disponibilizando pacotes para Bélgica e Holanda com curso de cervejeiro.
A plataforma é monetizada com uma porcentagem dos cursos?
Ficamos com uma comissão das agências para montar o pacote com elas. Nesse da cerveja, por exemplo, a gente montou um pacote do zero com a agência. Nos cursos em geral a gente pega uma comissão.
Vocês tem cursos em quais estados?
Temos cursos em 16 cidades no Brasil, Argentina, Itália, Tailândia, Estados Unidos e Espanha.
A Sabiar já recebeu investimento externo?
Ainda não. Esse primeiro ano foi com capital próprio e o plano é ano que vem ter investimento externo. Já temos algumas conversas.
A empresa parece direcionada para eventos como Copa e Olimpíadas, mas e nas épocas entre eventos e depois deles, como a Sabiar pretende atrair estrangeiros?
O foco principal não são os eventos. Queremos consolidar experiências em diversos países. Conseguimos bastante experiências nas 12 cidades da copa, mas quando acabar os eventos o trabalho continua o mesmo, fazendo parceria com pessoas que trazem estrangeiros pra cá. Não acredito que vá diminuir tanto ou mudar.
Quais são as metas da empresa até o fim de 2014?
Temos o plano de no fim do ano ter 200 cursos em 30 cidades diferentes. Nossa meta é vender 30 cursos por dia.