* Por Eduardo Cosomano
Sabemos que as startups têm desempenhado um papel fundamental na inovação e no desenvolvimento de soluções disruptivas para problemas existentes no mercado. No entanto, mesmo com ideias inovadoras e propostas promissoras, essas empresas muitas vezes enfrentam resistência à mudança.
A história nos mostra que houve resistência a uma série de tecnologias que posteriormente se mostraram benéficas para a população. Neste contexto, as startups precisam desenvolver uma comunicação que seja simples e sem muito ‘tecnês’ para que alcancem seu público-alvo e superem as barreiras iniciais de aceitação.
Uma das principais razões pelas quais a comunicação é fundamental para uma startup é a necessidade de traduzir conceitos complexos em linguagem acessível para o público. Estas empresas geralmente estão lidando com tecnologias inovadoras e abordagens disruptivas, o que pode ser difícil de compreender para aqueles que não estão familiarizados com o assunto.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Portanto, é crucial ter alguém capaz de comunicar as novidades de maneira simplificada e atrativa, estabelecendo conexões claras entre os benefícios oferecidos pela startup e as necessidades do público-alvo.
A comunicação desempenha um papel fundamental na superação dessas barreiras. Através de uma narrativa bem estruturada, é possível envolver o público, criar empatia e reduzir o medo do desconhecido. Ao apresentar os benefícios e as oportunidades que a startup oferece, é possível conquistar a confiança das pessoas e obter a adesão necessária para impulsionar o crescimento do negócio.
Além de facilitar o entendimento e superar a resistência à mudança, a comunicação eficaz também desempenha um papel fundamental no crescimento da empresa. Em um cenário de restrição financeira e acesso limitado ao capital, é necessário construir relacionamentos sólidos com os clientes e investidores em potencial.
Uma narrativa bem elaborada, que transmita a visão, os valores e o impacto da startup, pode despertar o interesse e gerar oportunidades de parceria e investimento. A comunicação eficiente também permite que a startup se destaque em um mercado competitivo, atraindo a atenção e o apoio necessário para o sucesso.
O que eu quero dizer é que a comunicação desempenha um papel crucial na construção de uma jornada narrativa para uma startup. Ela é a ponte entre a inovação e o público-alvo, permitindo que conceitos complexos sejam compreendidos e aceitos de forma acessível.
Ao superar a resistência à mudança e transmitir os benefícios da solução oferecida, a comunicação eficaz pode impulsionar o crescimento da startup, conquistando novos clientes e parceiros estratégicos.
Eduardo Cosomano é jornalista, fundador da agência EDB Comunicação, e coautor do best-seller Saída de mestre: estratégias para compra e venda de uma startup, e do recém- lançado Ouvir, Agir e Encantar: a estratégia que transformou uma pequena empresa em uma das líderes do seu setor, ambos publicados pela Editora Gente.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.