* Por Eduardo Tardelli
Boa parte dos empreendedores sabem que seus negócios estão sujeitos a enfrentar desafios em diversas áreas, como administrativa, fiscal e até mesmo tecnológica. Tais problemas, se não olhados com a devida atenção, podem acabar prejudicando todo o crescimento da empresa.
Imprevistos podem acontecer, claro, e a pandemia foi um grande exemplo disso: nenhuma empresa estava preparada para adotar medidas de distanciamento e migrar os negócios para o regime home office da noite para o dia.
Contudo, muitas organizações conseguiram continuar desenvolvendo suas atividades de acordo com os seus regulamentos internos e externos mesmo a distância, e o compliance teve um papel fundamental nisso.
Embora muitas organizações acreditem que o compliance serve apenas para mitigação de riscos, ele também atua para que a empresa e seus colaboradores estejam seguros com seus processos e possam se adaptar mediante as adversidades.
Apesar de, a princípio, parecer que esse investimento é oneroso, algumas tecnologias têm sido uma boa saída para automatizar processos. A cada dia que passa os profissionais de compliance estão mais adeptos ao uso de softwares avançados para ajudar na rotina da área.
Com a redução do “trabalho braçal”, sobra mais tempo para questões mais estratégicas como a implementação de códigos de conduta, consolidação de canais de denúncia e reforço de programas de integridade. Tudo isso pode preparar qualquer terreno para que, em um momento de turbulência, tudo esteja organizado para sofrer o menor impacto possível.
Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, empresa de software que desenvolve soluções de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) da internet e outras bases de conhecimento.