* Por Eduardo Tardelli
Há algum tempo temos notado um aumento significativo na busca por empresas que possuem ações de responsabilidade ambiental. Nesse sentido, aquelas que optam pela adoção de boas práticas, como as do compliance ambiental, têm saído na frente e ganhado destaque no mundo corporativo.
Pesquisas como o estudo Legal, Compliance and Privacy Risk Hot Spots 2022, apontam que as buscas por informações sobre o envolvimento de empresas com problemas ambientais cresceram 300% em comparação ao ano de 2020.
Em outras palavras, isso significa que estar em dia com práticas sustentáveis está deixando de ser um diferencial e se tornando um requisito no mercado. Aquelas organizações que não estão priorizando temas como este, podem ficar para trás.
Mas afinal, como as empresas podem adotar práticas como o compliance ambiental? O primeiro passo, é procurar por profissionais que conheçam as normas e legislações ambientais. Eles serão os responsáveis por guiar sua empresa aplicando programas de prevenção, detecção e reação a qualquer tipo de problema relacionado ao assunto dentro de toda a companhia.
Após a contratação desses profissionais é importante repassar essa mentalidade para todos os níveis da companhia, desde a gestão até os colaboradores. Dessa forma, as práticas passarão a fazer parte do dia a dia de todos os funcionários e até de terceirizados. O incentivo à separação de resíduos por recicláveis, reutilizáveis, renováveis e orgânicos também pode ser um bom começo para o início dessa cultura.
Por fim, em um primeiro momento, a adoção de estratégias para andar em conformidade com o meio ambiente pode parecer um desafio, mas aqueles que se aprofundarem no assunto serão capazes de evitar possíveis problemas legais que poderão surgir no caminho e assim serão capazes de proteger a sua própria imagem.
Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, empresa de software que desenvolve soluções de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) da internet e outras bases de conhecimento.